Prefeitura do Rio multa 123 pessoas no primeiro fim de semana da Fase 5 da flexibilização.
- Alirio Júnior

- 3 de ago. de 2020
- 2 min de leitura

Infrações foram aplicadas no sábado (1) e no domingo (2) em toda a cidade. Banhistas desrespeitaram regra que proibia a permanência na areia -- o banho de mar está liberado, assim como a presença de ambulantes nas praias.
A Prefeitura do Rio multou, no último fim de semana, 123 pessoas por desrespeito às regras da flexibilização do município.
As infrações foram aplicadas no sábado (1) e no domingo (2) em toda a cidade -- não foi detalhado, por exemplo, quantas dessas multas foram nas praias.
No domingo, banhistas em diversas praias da cidade desrespeitaram a regra de proibição da permanência na areia. Também foi possível observar ciclistas e pessoas praticando esportes sem uso de máscara.
Na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, havia grande movimentação de pessoas. Diversos grupos se espalhavam na areia, o que é proibido. Entre o posto 5 e 6 da orla, a equipe de reportagem da GloboNews também não encontrou fiscalização.
A Fase 5
A Fase 5 de flexibilização de atividades econômicas no Rio começou sábado, com a liberação de banho de mar, com trabalho restrito de ambulantes, mas ainda com a permanência de banhistas na areia proibida.
Os anúncios foram feitos nesta sexta-feira (31) por representantes da prefeitura do Rio. Também foi confirmada a liberação para escolas particulares reabrirem, de forma "voluntária". Nos colégios públicos, ainda não há definição de data do retorno.
Veja as principais regras:
ambulantes podem operar das 7h às 18h nas praias e logradouros, sem aluguel de cadeiras e barracas e sem bebida alcoólica;
banho de mar liberado, mas permanência na areia e uso de caixas térmicas proibidos;
prática da altinha continua proibida;
horário de bares, restaurantes e lanchonetes ampliado das 23h para 1h;
Escolas privadas podem reabrir, de forma "voluntária";
escolas municipais ainda em "avaliação", mas liberado o retorno dos refeitórios
shoppings retornam ao funcionamento no horário normal: das 10h às 22h;
lojas de rua podem abrir às 9h aos sábados e domingos, com horário de fechamento liberado. De segunda a sexta, mantida a abertura às 11h, com fechamento livre;
feiras de artes e de artesanato reabertas;
piscinas de condomínios liberadas, mas não pra hidroginástica (devido à participação de grávidas e idosos, explica a prefeitura);
permitido o retorno das atividades de massagem, maquiagem e sauna.
Fonte: G1













