Prevista para agosto a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas de Mucuri.
- Alirio Júnior

- 21 de jul. de 2020
- 2 min de leitura

A UPA - Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas da cidade de Mucuri está em fase final de acabamento, com previsão de inauguração para o próximo mês de agosto. Uma obra que irá atender toda a população, contribuindo significativamente para um grande avanço da saúde para o município. Principalmente, neste momento de combate ao avanço da Covid-19.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) faz parte da Rede de Atenção às Urgências. O objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192.
Conforme o prefeito Carlos Simões (PDT) que é médico, com a unidade em funcionamento, à população terá uma melhoria no acesso, pois terá um aumento da capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
A UPA 24h oferece estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Se for necessário, o paciente poderá ser encaminhado para um hospital da rede de saúde, para realização de procedimento de alta complexidade.

Segundo o prefeito Carlos Simões, a UPA irá funcionar 24 horas, durante sete dias por semana, e poderá atender grande parte das urgências e emergências. Irá prestar atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos ou agudizados de natureza clínica, e prestar o primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica e de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, de modo a definir a conduta necessária para cada caso.
A unidade também vai garantir o referenciamento dos pacientes que necessitarem de atendimento e manterá pacientes em observação, por até 24 horas, para elucidação diagnóstica ou estabilização clínica, e encaminhará aqueles que não tiveram suas queixas resolvidas com garantia da continuidade do cuidado para internação em serviços hospitalares de retaguarda, por meio da regulação do acesso assistencial.
Fonte: Teixeira Hoje













