top of page
suzano_cover.jpg

Governo Federal recepciona oficio do presidente Xandão sobre retomada do Parque Eólico Costa Dourada


ree

O Gabinete de Relações Institucionais do presidente da república Jair Bolsonaro, por meio da Diretoria de Gestão Interna, confirmou o recebimento do ofício nº 027/2019, assinado pelo presidente da Câmara Municipal de Mucuri, Alexandre Deolinda Seixas, o “Xandão Seixas” (PSC), que pede a retomada do projeto ‘Parque Eólico BA-2’ Costa Dourada”, de geração de energia.

Segundo Aida Iris de Oliveira, diretora de Gestão Interna da Presidência da República, o ofício foi encaminhado ao Ministério das Minas e Energia e, também, à Secretaria de Governo da Presidência da República, para as providências necessárias.

“Estamos promovendo a nossa parte, tanto como presidente da Câmara Municipal de Mucuri quanto na condição de cidadão mucuriense. Nosso município poderá vir a ser um grande gerador de energia eólica. Vamos continuar nos esforçando em prol desse projeto e usando todas as nossas forças, conhecimento e influencias para que esse projeto se torne realidade”, enfatizou o presidente Xandão.

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Mucuri do último dia 22 de outubro, Xandão apresentou a Indicação nº 099/2019, na qual defendeu a retomada dos contatos junto ao Governo da Bahia e Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para reativação do projeto. Em seguida, decidiu encaminhar ofícios ao presidente da república Jair Bolsonaro, e ao governador da Bahia, Rui Costa, em forma de apelo.

Nos dois documentos, com o mesmo teor, Xandão lembra que o projeto de geração de energia chegou a ser licitado e autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em 26/12/2001, com capacidade de geração de energia de 99,5 Megawatts, capaz de atender a demanda de uma população de 600 mil habitantes, aproximadamente 15 vezes a população de Mucuri.

O fato é que já se passaram quase 20 anos, e não se teve mais nenhuma notícia relativa ao projeto, que teve sua autorização de início das obras publicada pela ANEEL, juntamente com mais 23 usinas eólicas que ampliariam em 1.907 Megawatts a capacidade de geração do País, de acordo com informações da própria ANEEL.

Dados atualizados em setembro deste ano mostram que a Bahia é o estado campeão nacional em geração de energia eólica. Em número de parques eólicos, existem 160 em operação e na comercialização de projetos. A geração de energia eólica na Bahia cresceu 49,9% somente no primeiro semestre de 2019, quando comparado ao mesmo período do ano passado.

O presidente Xandão concluiu argumentando que a região de Costa Dourada, no litoral sul do município de Mucuri, o ponto mais meridional da Bahia, na divisa com o Estado do Espírito Santo, possui grande potencial para gerar energia eólica, por isso faz o apelo diretamente ao presidente da república do Brasil e ao governador da Bahia, para que determinem estudos visando à retomada do projeto, que já tem todos os dados e pormenores técnicos de amplo conhecimento da ANEEL.


Fonte: Teixeira Hoje

vip's chip 300x250.jpg
BARROS MINERADORA SITE2.jpg
fiat-pulse.jpg
bottom of page