Parlamento europeu aprova medidas de proteção mais rígidas para o agronegócio
- REDAÇÃO
- 16 de dez. de 2025
- 1 min de leitura
Proposta será negociada entre os parlamentares e o Conselho Europeu

O Parlamento Europeu aprovou, nesta terça-feira (16), novos dispositivos de proteção para as importações agrícolas relacionadas ao acordo comercial da União Europeia com os países do Mercosul. A versão aprovada apresenta regras mais severas do que a proposta inicial da Comissão Europeia, responsável por formular as salvaguardas em setembro.
A medida busca possibilitar a suspensão temporária das vantagens tarifárias concedidas ao Mercosul, caso a UE avalie que haja prejuízo a algum segmento do agronegócio local.
Com as alterações incorporadas ao texto, os eurodeputados precisarão negociar um entendimento com o Conselho Europeu, instância que reúne os governos da UE e que havia endossado a redação anterior. O Conselho se reunirá nas próximas quinta (18) e sexta (19), e a expectativa era que o acordo pudesse ser votado no órgão ainda nesta semana.
Caso ele seja aprovado, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pode viajar à Cúpula do Mercosul para assinar o pacto. O encontro ocorre no sábado (20), em Foz do Iguaçu, no Brasil.
Fonte: Band News













