Trabalhadores da Petrobras entram em greve nacional por tempo indeterminado
- REDAÇÃO
- 15 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
Paralisação atinge plataformas e refinarias

Trabalhadores da Petrobras iniciaram nesta segunda-feira (15), uma greve nacional, suspendendo suas atividades por tempo indeterminado. O movimento foi deflagrado após a rejeição da segunda contraproposta da estatal para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), considerada insuficiente pelos sindicatos que representam a categoria.
Segundo a Federação Única dos Petroleiros (FUP), a paralisação já começou na madrugada, com a entrega das operações das plataformas do Espírito Santo e do Norte Fluminense às equipes de contingência da estatal. No Terminal Aquaviário de Coari, no Amazonas, 100% dos trabalhadores aderiram ao movimento
Além disso, seis refinarias também suspenderam o revezamento de turno, interrompendo suas atividades às 7 horas.
Os sindicatos apontam que a proposta apresentada pela Petrobras na terça-feira (9) não avançou nos três principais pontos das negociações: uma solução definitiva para os Planos de Equacionamento de Déficit (PEDs) da Petros, que afetam aposentados e pensionistas; melhorias no plano de cargos e salários, com garantias de recomposição sem mecanismos de ajuste fiscal; e a pauta “Brasil Soberano”, que defende a manutenção da Petrobras como empresa pública e o fortalecimento do modelo de negócios da estatal.
A FUP ressaltou que, além de não apresentar respostas concretas sobre os PEDs, discutidos há quase três anos, a empresa também não ofereceu soluções satisfatórias para outras pendências acumuladas ao longo das negociações.
Em nota, a Petrobras informou que houve manifestações em algumas unidades da companhia devido à greve, mas que não houve impacto na produção de petróleo e derivados. A empresa destacou que adotou medidas de contingência para garantir a continuidade das operações e assegurou que o abastecimento ao mercado permanece garantido.
A companhia também reafirmou seu respeito ao direito de manifestação dos empregados e disse manter um canal permanente de diálogo com as entidades sindicais, além de se manter empenhada em concluir as negociações do acordo coletivo.
Fonte: Band News













