top of page

Resultados da busca

1626 resultados encontrados com uma busca vazia

  • Teixeira De Freitas: DEAM ganha brinquedoteca para atendimento à crianças.

    Espaço lúdico foi inaugurado na sexta (31) e deve acolher 30 crianças por mês. Novo equipamento foi construído em parceria com o grupo “Mulheres de Negócios”, que reúne empresárias da BA e ES A Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), de Teixeira de Freitas, no extremo sul do estado, ganhou um espaço para acolhimento de crianças, cujas mães procurem atendimento na unidade especializada. A expectativa é que cerca de 30 crianças sejam atendidas mensalmente na nova brinquedoteca, inaugurada na sexta-feira (31). De acordo com a coordenadora regional da 8ª Coorpin/Teixeira, delegada Valéria Chaves, a brinquedoteca também é direcionada ao atendimento de crianças vítimas de violência. “É um espaço de acolhimento, para humanizar ainda mais o atendimento de vítimas de abuso sexual e de crianças que testemunhem violência doméstica em seus lares”, explicou a delegada. O novo espaço tornou-se realidade por meio de uma parceria entre a Deam/Teixeira, comandada pela delegada Vivianne Scofield, e grupo “Mulheres de Negócio”, que reúne empresarias, da Bahia (Teixeira de Freitas) e do Espírito Santo (Vitoria), de vários setores com o objetivo de aprimorar seus negócios, por meio de cursos de capacitação e especialização. “O grupo também atua em questões sociais, realizando obras beneficentes, como a brinquedoteca”, completou. Fonte: Ascom PC – Caroline Araújo

  • Governo federal anuncia aumento do piso dos professores.

    Também foi anunciado o lançamento do Prêmio Nacional das Artes. O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciaram por meio de live (transmissão ao vivo) em rede social o aumento de 12,84% do piso salarial previsto no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Segundo Weintraub, o reajuste anunciado “é o maior aumento em reais desde 2009.” O ajuste, acima da inflação de 2019 (4,31%), corresponde às expectativas da Confederação Nacional de Municípios (CNM) que já havia previsto o valor mínimo do magistério passaria de R$ 2.557,74 para R$ 2.886,24. Há expectativa entre gestores municipais que uma nova lei sobre o Fundeb seja criada este ano. A lei atual só prevê a manutenção do fundo até este ano. O Ministério da Educação prepara proposta com novas regras. Anunciamos hoje na live com o Presidente @jairbolsonaro o reajuste de 12,84% no piso salarial dos professores da educação básica. Isso passa a valer imediatamente, com o valor subindo de R$ 2.557,74 para R$ 2.886,24. É o maior aumento registrado em termos reais desde 2009. — Abraham Weintraub (@AbrahamWeint) 17 de janeiro de 2020 Durante a live o presidente também anunciou, ao lado do secretário de Cultura Roberto Alvim, o lançamento do Prêmio Nacional das Artes que irá destinar mais de R$ 20 milhões para produção artística nas cinco grandes regiões brasileiras. O prêmio terá sete categorias, eruditas e populares, e prevê a seleção de cinco óperas, 25 espetáculos teatrais, 25 exposições individuais de pintura e 25 exposição de escultura, 25 contos inéditos, 25 CDs musicais originais e até 15 propostas de histórias em quadrinhos. O edital será publicado na próxima semana no Diário Oficial da União e no site da Secretaria Especial da Cultura. O repasse de recursos entre as regiões será dividido de forma igual. Durante a transmissão, o presidente também comentou a queda histórica dos juros básico da economia, Taxa Selic a 4,5% ao ano e a esperada redução da dívida pública com a baixa dos juros. O presidente salientou a redução dos custos de empréstimos da Caixa Econômica Federal e a diminuição de pessoas inadimplentes. Bolsonaro salientou que a queda de juros ocorre “sem canetada” e “sem interferência”, mas por causa do ambiente de recuperação econômica. O presidente comemorou a prioridade anunciada pelo governo dos Estados Unidos para que o Brasil se torne membro da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e lembrou a edição de nova medida provisória que ajusta o salário mínimo dos atuais R$ 1.039 para R$ 1.045. Além do ministro da Educação e do secretário de Cultura, participou da transmissão o secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Junior. Fonte: Agência Brasil

  • ANTT atualiza tabela dos valores do piso mínimo do frete.

    Resolução está publicada no Diário Oficial da União. A Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) publicou hoje (16), no Diário Oficial da União a resolução que atualiza a tabela com os valores do piso mínimo de frete para o transporte rodoviário de carga. Entre as mudanças nas regras, está a inclusão no cálculo do piso das diárias do caminhoneiro. A nova tabela entra em vigor na próxima segunda-feira (20). A partir de agora, as regras se aplicam a 12 categorias, pois houve a inclusão de um novo tipo de carga, a pressurizada. Também foram criadas duas novas tabelas para as cargas de alto desempenho, aquelas que levam menor tempo para carga e descarga. Na resolução anterior não havia esse tipo de diferenciação. Houve ainda a atualização monetária de itens que compõem a tabela, como pneu e manutenção do caminhão. Pelas novas regras, não entram no cálculo do piso mínimo a margem de lucro do caminhoneiro, custos com pedágios e relacionados às movimentações logísticas complementares ao transporte de cargas com uso de contêineres e de frotas dedicadas ou fidelizadas e, também, despesas de administração, tributos e taxas. Esses itens serão negociados entre caminhoneiros e embarcadores para compor o valor final do frete. De acordo com a agência, a nova resolução também prevê o pagamento do frete de retorno para as operações proibidas de trazer carga de retorno, como, por exemplo, no caso de caminhão que transporta combustível e não pode voltar transportando outro tipo de carga. Outro tema presente na resolução da ANTT é o detalhamento da multa para quem contratar o serviço abaixo do piso mínimo. A pena a ser aplicada é de duas vezes a diferença entre o valor pago e o piso devido, sendo que é de no mínimo R$ 550 e de, no máximo, R$ 10.500. Já quem ofertar contratação do transporte de rodoviário de carga abaixo do piso mínimo pode ser multado em R$ 4.975. Criada após a greve dos caminhoneiros de 2018, a Lei 13.703, de 2018, que instituiu a Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas, especifica que os pisos mínimos de frete deverão refletir os custos operacionais totais do transporte, definidos e divulgados nos termos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com priorização dos custos referentes ao óleo diesel e aos pedágios. De acordo com a legislação, a tabela deve trazer os pisos mínimos referentes ao quilômetro rodado por eixo carregado, consideradas as distâncias e as especificidades das cargas, bem como planilha de cálculos utilizada para a obtenção dos pisos mínimos. Esses valores serão reajustados sempre que houver uma variação negativa ou superior de 10% no preço médio ao consumidor do óleo diesel. Fonte: Agência Brasil

  • Itamaraju: Mulher é baleada com dois tiros em bairro.

    Uma mulher foi atingida com dois tiros no início da tarde quinta-feira (16), nas proximidades de um bar no bairro Canaã em Itamaraju. Lorrayne Marinho de Souza (28 anos) estava no local tranquilamente, quando o autor dos disparos abriu fogo contra a vítima que não teve como fugir. Após a vítima cair o autor dos tiros tomou rumo ignorado e o terror se espalhou rapidamente pelo bairro outrora tranqüilo. Moradores mantiveram contato com as centrais do SAMU 192 e Polícia militar, que destinaram unidades para a localidade. A vítima recebeu os primeiros atendimentos e posteriormente foi encaminhada para o hospital municipal. Onde novos exames irão avaliar a necessidade de procedimentos cirúrgicos. A polícia trata o caso como tentativa de homicídio e investigações deverão identificar o autor e motivação do crime. Fonte: Itamaraju Noticias

  • Guaratinga: Parte de ponte de madeira é incendiada.

    Parte de uma ponte de madeira que liga os distritos de Cajuíta e Barra Nova, em Guaratinga, foi incendiada na madrugada desta quinta-feira (16). A ponte ficou parcialmente interditada, mas alguns motoristas se arriscam e ainda passam com carro no local. De acordo com a Polícia Civil da cidade, o caso foi informado pela prefeitura de Guaratinga. Ainda não há detalhes do autor da ação. Essa é a segunda ponte de madeira da cidade que é queimada em quatro dias. O primeiro caso ocorreu no último domingo (12), na BA-283, na ponte que liga Guaratinga ao distrito de Buranhém, à BR-116 e a cidades do norte de Minas Gerais. Sobre a ponte incendiada nesta quinta, a prefeitura informou que ela fica sobre o Rio de Frades e é conhecida como a Ponte Represa. Essa ponte é o único acesso aos distritos de Cajuíta e Barra Nova. Em Cajuíta tem cerca de mil moradores e em Barra Nova, cerca de 500. A prefeitura informou que a construção de concreto das pontes em Guaratinga já têm processo licitatório concluído, e que faltam alguns detalhes burocráticos para que as obras sejam iniciadas. Fonte: G1

  • Itagimirim: Centenas já se inscreveram para o Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura.

    Desde que a Prefeitura Municipal de Itagimirim anunciou que estavam abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para contratação de pessoal, tem sido grande a movimentação de candidatos no setor de Recursos Humanos na sede do Poder Público Municipal. Apenas na quarta-feira, 15, primeiro dia de inscrições, aproximadamente sessenta pessoas se cadastraram para o processo de seleção. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 62 vagas diretas, além de 69 nomes que ficarão em uma lista de reserva, podendo ser convocados em caso de necessidade da Administração Pública. O Processo Seletivo destina-se à seleção de diversos cargos, para atenderem à demanda da Prefeitura Municipal, nas atividades inerentes às Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social, Educação, Infraestrutura, Agropecuária e Meio Ambiente pelo período de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período. O período de inscrições se encerra no dia 17, sexta-feira, ao meio-dia. A exceção fica por conta do cargo de motorista, que exige um teste prático e por isso, as inscrições terminarão apenas no dia 20, às 15h. A seleção será realizada em duas fases, com a análise pela comissão instituída, do perfil do candidato, através dos documentos apresentados. É importante ressaltar que a segunda fase vale apenas para o cargo de motorista, devido à necessidade da realização do teste prático. Fonte: Ascom - Itagimirim

  • Porto Seguro: Bairros Mundaí, Taperapuã, Village e Pataxós, da Orla Norte recebem sinalização.

    Os acessos aos principais bairros da Orla Norte de Porto Seguro receberam placas de sinalização de acordo com projeto desenvolvido pela Prefeitura de Porto Seguro por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras. Ao todo são quatro placas, feitas com eucalipto, instaladas nas rotatórias que dão acesso aos bairros Mundaí, Taperapuã, Village e Pataxós. O acesso também foi padronizado nas cores e tamanhos e receberão projeto paisagístico. A iniciativa atende a uma demanda dos moradores e turistas que circulam pela Orla e agora podem contar com a orientação dos bairros e padronização dos acessos, deixando o local mais bonito e adequado para a circulação de milhares de pessoas. Fonte: Ascom - Prefeitura de Porto Seguro

  • Foragido da delegacia de Belmonte é preso armado em Ilhéus.

    Na manhã da última quarta-feira (15), um fugitivo da delegacia de Belmonte, foi preso com uma pistola na zona norte de Ilhéus. O fugitivo identificado por Fábio Júnior Portugal Alves dos Santos de 25 anos, mais conhecido como “Carioca” fugiu na véspera de natal do ano passado juntamente com outros seis detentos. Um deles já se apresentou após a funga na presença de um advogado e voltou a cumprir sua pena. Carioca que responde por tráfico de drogas, estava escondido em uma residência na Rua Principal da Ponta do Ramo, em Ilhéus, sendo localizado e preso pela Polícia Militar. Confira os nomes dos cinco detentos que ainda estão foragidos: • Cláudio Ivan Soares Costa, vulgo “Birro” (preso por tráfico de drogas) • Péricles Caetano Santos, vulgo “Pica-pau” (preso por tráfico de drogas) • José Ramos dos Santos Júnior (preso por tráfico de drogas) • Willian Souza Barbosa (preso por tráfico de drogas) • Sailon Matheus Santos Alves (preso por tráfico de drogas) Fonte: Via41

  • Estímulo às crianças pode ajudar o Brasil a criar novos leitores

    No Dia do Leitor, especialistas destacam importância do hábito de ler Incentivar a leitura desde cedo pode ajudar o Brasil a aumentar o número de leitores, de acordo com especialistas entrevistados pela Agência Brasil. A estimativa é de que quase metade dos brasileiros não seja leitor regular. Entre os motivos apontados estão a falta de tempo e a falta de paciência. Hoje (7) é o Dia do Leitor, criado em homenagem ao suplemento literário do jornal O Povo, do Ceará, que ficou famoso por divulgar o movimento modernista cearense. O jornal foi fundado em 7 de janeiro de 1928 pelo poeta e jornalista Demócrito Rocha. Desde então, o Brasil melhorou as taxas de analfabetismo, mas ainda hoje enfrenta o desafio de fazer com que as pessoas tenham o hábito de ler. De acordo com a última pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro, 44% dos brasileiros com mais de 5 anos de idade não são leitores, o que significa que não leram nenhum livro nos últimos três meses. A pesquisa mostra também que ler está ficando mais difícil para os brasileiros, seja por falta de tempo ou de paciência. O índice dos que afirmam que não têm nenhuma dificuldade para ler diminui a cada edição da pesquisa. Eram 48% dos entrevistados em 2007, passando para 33% em 2015. Entre as dificuldades está a falta de paciência. Em 2007, 11% disseram não ter paciência para ler. Em 2015, esse percentual subiu para 24%. "Acho que o desafio da próxima década é mostrar a importância da leitura, o prazer da leitura, começar a criar uma nova sociedade leitora. É difícil convencer um adulto que nunca teve o hábito de ler a começar a ler, [o desafio] é atrair as crianças", diz o presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), Marcos da Veiga Pereira. Para chegar às crianças, a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, organizada pelo Snel, iniciou, neste ano, o projeto Bienal nas Escolas, que leva autores para escolas públicas. A intenção é que os encontros ocorram também neste ano e em 2021, até a próxima Bienal. "Se quer transformar o Brasil, tem que começar a investir nas crianças", defende Pereira. Acesso aos livros A analista de Cultura do Departamento Nacional do Serviço Social do Comércio (Sesc), Elisabete Veras, também considera fundamental a leitura desde a infância. De acordo com ela, a relação com os livros começa com a proximidade. "O encantamento se dá pela relação, pelo contato com os livros, pela oportunidade de tocar, de vivenciar esse universo da imaginação. Por isso o acesso [aos livros] é tão importante", diz. Esse contato se dá, para muitos brasileiros, em escolas e nas bibliotecas. Elisabete defende as bibliotecas como espaços de diálogo, de palestras, de eventos, de exibições de cinema. "O acesso [aos livros] não pode ser pontual, tem que ter continuidade, para criar hábito. Para que se crie hábito, é preciso fazer parte da rotina, estar inserido no contexto [das crianças] e não ser uma eventualidade". Uma das metas da Rede Sesc de Bibliotecas para este ano é a criação de uma grande rede de clubes de leitura, valorizando a cultura de cada localidade e aproximando os autores dos leitores, sobretudo do público infantil. A Rede conta hoje com 309 bibliotecas fixas e 57 unidades móveis (BiblioSesc), nas quais estão inscritos 272 mil leitores. Segundo Elisabete, já existem iniciativas locais, agora a intenção é integrar os projetos. Crianças que leem Não são apenas os adultos que estão preocupados com a leitura das crianças e jovens. O projeto Pretinhas Leitoras é prova disso. O projeto nasceu em outubro de 2018, no Morro da Providência, no Rio de Janeiro, com as irmãs Helena e Eduarda, de 11 anos, e Elisa, 5 anos. Supervisionadas pela mãe, Elen Ferreira, e por Igor Dourado, elas compartilham leituras e pesquisam literatura negra. O que aprendem, as irmãs compartilham com outras crianças e jovens tanto em clubes de leitura, que reúnem também autores e contadores de história, quanto pela internet. "A literatura é a oportunidade de acessar e compartilhar um pouco daquilo que somos e sabemos. Quando essa interação acontece, criamos uma forma nova de acolher a história que era do outro e passa a ser também nossa de um jeitinho único", dizem as irmãs, por e-mail, à Agência Brasil. Para a equipe do Pretinhas Leitoras, a internet é uma grande aliada no incentivo à leitura. “Compartilhamos discussões sobre obras literárias por meio do cyberespaço para potencializar o acesso à leitura e sua divulgação pelas redes". A internet significa também, para elas, acesso. “Há que se pensar também sobre a importância que a internet assume ao democratizar o acesso à narrativas distintas e secularmente ignoradas no cenário literário brasileiro. Outro ponto é o acesso à ebooks, que estão diminuindo o preço de aquisição de muitos títulos e possibilitando descobertas dos mesmos. Isso é muito importante em um país no qual o mercado literário é elitista e caro, enquanto a massa populacional é pobre". Incentivo familiar O Ministério da Educação (MEC) lançou, no mês passado, o programa “Conta pra Mim”, que estimula a leitura de livros infantis no ambiente familiar. A pasta disponibilizou uma cartilha para orientar os pais e responsáveis. Fonte: Agência Brasil

  • Guaidó entra no Parlamento venezuelano e inicia sessão

    Poucos minutos depois, eletricidade foi cortada no plenário O deputado Juan Guaidó, autoproclamado presidente interino da Venezuela, foi impedido, durante vários minutos, de entrar na sede da Assembleia Nacional. A Guarda Nacional, que cercava o local desde hoje cedo, bloqueava a entrada de opositores de Maduro. No entanto, Guaidó conseguiu entrar e deu início à sessão legislativa. Após alguns minutos, a energia elétrica foi cortada no plenário, tendo sido restabelecida logo depois. "Ter entrado aqui foi um feito", afirmou Guaidó, ao denunciar que vários outros deputados tinham sido agredidos e impedidos de entrar no Congresso. Acompanhado de dezenas de deputados e cantando o Hino Nacional, Guaidó deu início à sessão. "Os militares não decidem quem entra na casa das leis. Vocês viram como eles [policiais da Guarda Nacional] agrediam jornalistas, deputados, mas aqui está a maioria do Parlamento instalada, constituída. Vimos uma pessoa correr porque não tem quórum. Aqui estamos para defender os direitos dos venezuelanos", disse Guaidó, referindo-se a Luis Parra. Luis Parra foi eleito presidente da Assembleia Nacional, por apoiadores de Maduro, em uma sessão sem votação, nem quórum, no último domingo (5). Esta foi a segunda vez que a Guarda Nacional impediu a entrada dos parlamentares de oposição ao governo nos últimos dias. Crise política O último domingo foi um dia conturbado na capital venezuelana, com opositores de Maduro, inclusive Guaidó, sendo impedidos de entrar no palácio legislativo. Apoiadores do presidente, em uma sessão relâmpago e sem quórum, aprovaram a eleição de Luis Parra para a presidência do órgão. Enquanto isso, do lado de fora, Juan Guaidó era reeleito presidente da Assembleia Nacional pelos votos de 100 deputados, mais do que os 84 necessários para a sua recondução ao posto. Maduro afirmou, em rede nacional, que reconhece a eleição de Luis Parra para este cargo e que Guaidó é um "fantoche do imperialismo americano". Fonte: Agência Brasil

  • Bolsonaro diz que quer manter relações comerciais com Irã

    "Nós repudi amos o terrorismo em qualquer lugar do mundo", disse O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (7) que o Brasil pretende manter as relações comerciais com o Irã e afirmou que repudia o terrorismo. "Nós repudiamos o terrorismo em qualquer lugar do mundo e ponto final. Temos comércio com o Irã e vamos continuar esse comércio", disse, ao deixar o Palácio da Alvorada na manhã desta terça-feira. Na semana passada, o governo brasileiro manifestou seu apoio "à luta contra o flagelo do terrorismo". A nota do Ministério das Relações Exteriores foi divulgada um dia após a ação ordenada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter matado Qassem Soleimani, principal general iraniano e considerado por muitos analistas como o segundo homem mais poderoso do governo iraniano. O ataque ocorreu nas proximidades do Aeroporto de Bagdá, capital do Iraque. O Itamaraty, entretanto, não comentou a morte do general iraniano, mas condenou o ataque à embaixada dos Estados Unidos em Bagdá, ocorrido dias antes. Nesta semana, o Ministério das Relações Exteriores do Irã convocou os representantes diplomáticos brasileiros a comparecerem à chancelaria iraniana para explicar o teor da nota divulgada no último dia 3. A convocação foi atendida pela encarregada de Negócios do Brasil em Teerã, Maria Cristina Lopes. Bolsonaro também disse hoje que vai conversar com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, sobre a possibilidade de pedir uma reunião com os diplomatas iranianos no Brasil. Para o presidente, o governo tem que ter a capacidade de se antecipar a problemas. No final da manhã, Bolsonaro esteve reunido com o ministro da Defesa, Fernando Azevedo, e com os comandantes das Forças Armadas, no Ministério da Defesa. Em conversa rápida com jornalistas depois da reunião, Azevedo disse que a pauta do encontro foi aberta e que conversaram sobre a conjuntura internacional, regional e nacional, mas não especificou o que foi tratado sobre as relações com o Irã. Fonte: Agência Brasil

  • Cartazes oficiais dos Jogos de Tóquio 2020 são apresentados.

    As criações são de artistas do Japão e de outros países. Os 20 cartazes, 12 para a Olimpíada e 8 para a Paralimpíada, foram mostrados à imprensa no Museu de Arte Contemporânea de Tóquio nessa segunda-feira (6). As criações são de autoria de artistas japoneses e do exterior. Um pôster olímpico do cartunista Naoki Urasawa retrata a empolgação de um atleta antes da competição, em uma arte que usa estilo de mangá. Tomoyuki Shinki, um artista com deficiência intelectual, fez um cartaz para a Paralimpíada que retrata jogadores de basquete competindo em cadeiras de rodas. A exibição das obras será feita a partir desta terça-feira (7) até o dia 16 de fevereiro, no mesmo museu onde foram anunciadas. Funcionários do comitê organizador de Tóquio dizem que o Comitê Olímpico Internacional e o Comitê Paralímpico Internacional vão, cada um, escolher um cartaz como obra que vai representar os respectivos jogos. Fonte: Agência Brasil

bottom of page