Resultados da busca
1626 resultados encontrados com uma busca vazia
- PINGA FOGO - O menino do entretenimento que Aprendeu a Jogar
Os desavisados continuam rindo. Afinal, sempre é mais confortável desprezar um adversário do que compreendê-lo Enquanto muitos discutem quem ocupa o palco principal, há quem prefira observar os bastidores. Afinal, na política, nem sempre quem segura o microfone é quem escolhe a próxima música. Ao som do menino que construiu um império, expandiu seus negócios e hoje parece conhecer os corredores do poder tão bem quanto os corredores dos seus empreendimentos, algumas peças começam a se movimentar no tabuleiro. Curiosamente, sem ocupar gabinete, sem colecionar cargos e sem fazer discursos inflamados, seu nome costuma aparecer sempre que o assunto é articulação. Por muito tempo foi tratado como figura secundária. Para alguns, um simples empresário. Para outros, alguém que deveria permanecer restrito aos negócios. Mas os mesmos que desdenhavam sua capacidade agora o classificam como uma potencial ameaça ao sistema. Não por aquilo que diz, mas por aquilo que consegue reunir ao redor da mesa. Enquanto isso, há quem continue acreditando que governar se resume a ouvir aplausos. Cercados por especialistas em concordar com tudo, certos gestores parecem ter desenvolvido alergia a conselhos sinceros. A experiência foi trocada pela bajulação. O diálogo cedeu espaço aos rótulos. E quem ousa alertar sobre as curvas da estrada logo recebe o carimbo de adversário. >> Siga o canal do JNHOJE no Instagram A velha arte de politicar, construída com paciência, escuta e habilidade para agregar, vem sendo desprezada por aqueles que acreditam que o poder é eterno e que a lealdade pode ser comprada com cargos ou afagos. O resultado é previsível: os conselheiros mais experientes se afastam, os aliados históricos diminuem o entusiasmo e os insatisfeitos encontram novos pontos de encontro. É justamente nesse vazio que surgem os articuladores. Aqueles que entendem que política não se faz apenas em palanques, mas também nos cafés, nos corredores, nas conversas discretas e nos apertos de mão longe dos holofotes. Os desavisados continuam rindo. Afinal, sempre é mais confortável desprezar um adversário do que compreendê-lo. Porém, a história ensina que os maiores movimentos raramente começam sob refletores. Eles costumam nascer em conversas ignoradas por quem acredita que já venceu. E talvez esteja aí o maior erro dos que preferem a bajulação à razão: confundem silêncio com fraqueza e discrição com ausência. Quando percebem que o jogo mudou, as peças já estão em movimento e o menino que um dia construía seu império já aprendeu, há muito tempo, a dar as cartas. Por: Alirio Junior/JNHOJE
- Campanha digital pró-Lula busca ampliar alcance nas redes, mas não engaja como esperado
Segundo relatos de integrantes da iniciativa apontam que o nível de participação ainda está abaixo das expectativas, apontam a apuração dos fatos Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva criaram uma rede de mobilização digital chamada “Porta-Voz do Lula” com o objetivo de incentivar apoiadores a promover conteúdos favoráveis ao governo nas redes sociais. A iniciativa funciona por meio de grupos de WhatsApp, onde os participantes recebem regularmente tarefas de divulgação, chamadas de “missões”. As atividades incluem compartilhamento de vídeos, músicas, mensagens de autoridades e orientações para comentar, curtir e republicar conteúdos em plataformas digitais. Entre as ações recentes, apoiadores foram incentivados a divulgar o jingle “Lula Joga pelo Brasil” e uma imagem do presidente vestindo a camisa da Seleção Brasileira. >> Siga o canal do JNHOJE no Instagram Nesta semana, a mobilização teve como foco a proposta de fim da escala de trabalho 6x1. Os participantes receberam materiais de divulgação, incluindo mensagens e áudios de parlamentares favoráveis à medida, com orientações para ampliar o debate nas redes sociais. Apesar do esforço para fortalecer a presença digital do campo governista, relatos de integrantes da iniciativa apontam que o nível de participação ainda está abaixo das expectativas. A estratégia faz parte da preparação política para os próximos anos, especialmente com foco na aproximação do eleitorado mais jovem e na disputa de espaço nas plataformas digitais.
- Putin acusa Otan de ampliar tensão e descarta diálogo com Zelensky
Em relação à guerra na Ucrânia, Putin descartou a possibilidade de negociações com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta terça-feira (23) que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) estaria intensificando sua preparação militar diante de um possível confronto com Moscou. A declaração foi feita durante uma cerimônia com formandos de academias militares russas. Segundo o líder russo, países ocidentais têm utilizado a alegação de uma ameaça representada pela Rússia para justificar o aumento dos investimentos em defesa e o fortalecimento de suas capacidades militares. Putin criticou a atuação da Otan e da União Europeia, classificando suas ações como provocativas e voltadas para ampliar a pressão sobre Moscou. >> Siga o canal do JNHOJE no Instagram O presidente também afirmou que a Rússia continuará adotando medidas para garantir sua segurança e advertiu que qualquer ataque contra o território russo receberia uma resposta adequada. Em relação à guerra na Ucrânia, Putin descartou a possibilidade de negociações com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. Ele justificou a posição citando ataques atribuídos às forças ucranianas contra áreas civis russas e afirmou que as tropas de seu país seguem avançando em diferentes setores da linha de combate. As declarações foram reforçadas pelo vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Alexander Grushko, que alertou para o aumento dos riscos de um confronto entre Rússia e Otan. Segundo ele, Moscou está preparada para responder a qualquer cenário que possa ameaçar sua segurança nacional.
- Técnico do tetra, Parreira apresenta melhora, mas permanece na UTI
Segundo boletim médico, não há previsão de alta O técnico campeão do tetra, Carlos Alberto Parreira, 83 anos, apresentou melhora clínica nesta segunda-feira (22). Parreira “está com pouca sedação e ainda respira com o auxílio de aparelhos”, de acordo com boletim médico do Hospital Samaritano Barra. Parreira segue “internado na UTI com inflamação pulmonar e insuficiência respiratória aguda”. O quadro continua exigindo cuidados intensivos e não há previsão de alta. >> Siga o canal do JNHOJE no Instagram O treinador, de 83 anos, está internado desde o dia 17 deste mês, com um linfoma de Hodgkin, tipo de câncer que ataca o sistema de defesa do organismo. No ano passado, apresentou sinais de remissão da doença, mas pouco depois ela voltou e Parreira retomou o tratamento. médico. Fonte: Agência Brasil
- Conselho Nacional de Educação atualiza regras do ensino integral
Estados, municípios e DF têm até 31 de outubro para revisar atos O Conselho Nacional de Educação (CNE) alterou diretrizes do ensino integral na educação básica e definiu prazo até 31 de outubro para que cada rede atualize suas normas. A medida está publicada na edição desta terça-feira (23) do Diário Oficial da União. >> Siga o canal do JNHOJE no Instagram Pelo novo texto, estados, municípios e o Distrito Federal deverão revisar e atualizar todos os atos normativos que regulamentam a educação integral, como resoluções, portarias, diretrizes curriculares, regimentos escolares e projetos pedagógicos. Esses atos deverão passar pelos respectivos conselhos de educação e seguir orientações do Ministério da Educação. Fonte: Agêncioa Brasil
- Festas juninas e julinas acendem alerta para risco de queimaduras
Crianças e adolescentes são grupos mais atingidos Festas juninas e julinas de São João intensificam a necessidade de cuidados com materiais que podem provocar queimaduras nas crianças e adolescentes. O alerta foi feito nesta segunda-feira (22) pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). “As festas fazem parte da cultura brasileira e são momentos de celebração para muitas famílias, mas também exigem atenção redobrada porque neste período há maior exposição a fogueiras, fogos de artifício, churrasqueiras, recipientes com alimentos e bebidas quentes e outros materiais inflamáveis”, afirmou à Agência Brasil o presidente da SBP, Edson Liberal. De acordo com a entidade, menores de cinco anos concentram mais da metade das internações pediátricas por queimaduras no Brasil. Levantamento feito pela SBP revela que o grupo etário concentrou 53,8% das internações por queimaduras registradas entre crianças e adolescentes no Sistema Único de Saúde (SUS) entre 2024 e 2025. Apenas nos dois últimos anos, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 13,8 mil internações de crianças e adolescentes por queimaduras e outros acidentes térmicos graves, sendo 6.965 casos em 2024 e 6.855 em 2025. O número real de ocorrências, entretanto, deve ser muito maior, uma vez que a pesquisa considera somente os casos que exigiram hospitalização. O presidente da SBP informa que não dispõe de uma estimativa específica para os casos de queimaduras que não resultam em internação. Os dados oficiais contemplam principalmente hospitalizações e óbitos. "No entanto, sabemos que o número real de ocorrências é bastante superior ao registrado, já que muitos episódios leves e moderados são atendidos em unidades de pronto atendimento, consultórios ou mesmo tratados em casa, sem entrar nas estatísticas hospitalares.” Daí os números de internação representarem a parcela mais grave de um problema que é muito mais frequente no dia a dia das famílias.. Crianças não devem manusear fogos de artifício, fósforos, isqueiros ou qualquer artefato que envolva fogo ou explosão. A recomendação é que permaneçam sempre sob supervisão de um adulto e afastadas das fontes de calor. A boa notícia é que a maioria das queimaduras pode ser evitada com medidas simples de prevenção, informação e vigilância adequada dos responsáveis relacionadas a fogueiras, fogos de artifício e ao manuseio de líquidos e alimentos quentes. >> Siga o canal do JNHOJE no Instagram Internações Em média, quase 20 crianças e adolescentes foram internados por dia com queimaduras nos dois anos analisados. A sondagem aponta que, entre as crianças e adolescentes hospitalizados por queimaduras e outros acidentes térmicos, 20% tinham entre cinco e nove anos de idade, o equivalente a 2.820 internações. Em seguida, aparecem os pacientes de 10 a 14 anos, com 1.848 registros (13%), e os adolescentes de 15 a 19 anos, com 1.721 casos (12%). Os dados são do Sistema de Informações Hospitalares (SIH) do Ministério da Saúde. A SBP indica que a maior parte das internações se relaciona a acidentes resultantes do contato com fontes de calor e substâncias quentes, comum em ambientes domésticos e associado com frequência ao preparo de alimentos e ao manuseio de líquidos aquecidos. Segue-se a exposição à fumaça, ao fogo e às chamas. As hospitalizações registradas em 2024 e 2025 decorreram também de exposição à corrente elétrica, temperaturas extremas, agressões e outros eventos relacionados a queimaduras e acidentes térmicos. As formas mais graves desses acidentes resultaram em mais de 300 óbitos de crianças e adolescentes por ano, em 2023 e também em 2024, indicam registros do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do SUS. Curiosidade Edson Liberal afirmou que a curiosidade faz parte do desenvolvimento infantil e é fundamental para o aprendizado. “O problema é que as crianças pequenas ainda não têm maturidade para reconhecer situações de perigo. Elas se interessam por objetos coloridos, brilhantes, que produzem calor, luz ou movimento, além de tudo aquilo que observam nos adultos.” Outro hábito comum em crianças de baixa idade é tentar alcançar objetos colocados em locais altos, abrir portas, puxar toalhas de mesa e reproduzir comportamentos que veem em casa. Por isso, o presidente da SBP recomendou que os pais mantenham supervisão constante dos filhos e adaptem os ambientes para evitar riscos desnecessários. “São medidas fundamentais para a prevenção de acidentes”. Além das queimaduras provocadas por líquidos quentes, fogo e superfícies aquecidas, outros agentes podem causar lesões muito graves. Entre eles, Liberal citou produtos químicos, como soda cáustica, produtos de limpeza e substâncias corrosivas; agentes elétricos, como tomadas desprotegidas, fios desencapados e instalações inadequadas; e substâncias inflamáveis, especialmente o álcool líquido e o álcool em gel. “É importante lembrar que a pele das crianças é mais delicada e vulnerável, o que favorece queimaduras mais profundas e com maior risco de sequelas”, advertiu. Dependendo da profundidade da lesão, destacou que as queimaduras podem variar de quadros mais superficiais até situações graves, com necessidade de procedimentos cirúrgicos e longos períodos de recuperação. No país O levantamento aponta a Região Sudeste com o maior volume de internações pediátricas por queimaduras e outros acidentes térmicos em ambos os anos analisados, com 2.203 casos em 2024 e 2.328 em 2025. Em seguida, vêm o Nordeste (1.830 e 1.799 registros, respectivamente), o Sul (1.675 e 1.763), o Norte (724 e 692) e o Centro-Oeste (533 e 525). Fonte: Agência Brasil
- Candidatos ao Enem têm até a noite desta segunda para pagar inscrição
Guia pode ser obtida no na Página do Participante, no site do Inep Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 até as 23 horas e 59 minutos desta segunda-feira (22) para pagar os R$ 85 da taxa de inscrição. A Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) pode ser obtida na Página do Participante no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os participantes devem usar a senha cadastrada no portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br. Meios de pagamento O pagamento pode ser feito em qualquer banco, casa lotérica ou aplicativos bancários, por meio de pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança. Não serão aceitos pagamentos de inscrições por depósito em caixa eletrônico, via postal, transferência ou depósito em conta corrente, nem ordem de pagamento. >> Siga o canal do JNHOJE no Instagram Sem devolução de valor O Inep avisa que o valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido, se realizado em duplicidade ou se for diferente de R$ 85. Assim como não será devolvido o pagamento da taxa de inscrição, exceto em caso de cancelamento desta edição do Enem. O edital do exame esclarece que é proibido transferir o valor referente ao pagamento da taxa de inscrição do Enem para outro participante. Isentos do Enem No Enem 2026, o Inep concedeu gratuidade para pessoas dos seguintes perfis e, por isso, não será gerada GRU Cobrança para pagamento: alunos matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública, em 2026; estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola privada e que possuam renda familiar de até 1,5 salário-mínimo por pessoa; participantes do programa Pé-de-Meia do Ministério da Educação (MEC). pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, pertencentes a famílias de baixa renda e com registro no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico); aqueles que usarão os resultados das provas para solicitar o certificado de conclusão do ensino médio e têm registro no CadÚnico. Cronograma do Enem 2026 O Ministério da Educação (MEC) e o Inep decidiram ampliar o prazo para pagamento da taxa. Assim, um novo calendário foi elaborado: novo prazo para pagamento da taxa de inscrição: de 25 de maio a 22 de junho; resposta à solicitação de atendimento especializado: 26 de junho; recurso à negativa de atendimento especializado: de 29 de junho a 3 de julho; resultado do recurso: 10 de julho; aplicação das provas: 8 e 15 de novembro. Enem O Exame Nacional do Ensino Médio, que avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, é considerado a principal forma de entrada na educação superior no Brasil, por meio de programas federais como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As instituições de ensino públicas e privadas usam os resultados das provas para selecionar os estudantes. Fonte: Agência Brasil
- Inmet prevê segunda sob frio intenso no Sudeste
Há chance de chuva com trovoadas no Norte e risco de geada no Sul O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê forte frio em todo o Sudeste, em especial nas áreas de serra e no sul paulista e mineiro, para esta segunda-feira (22). Há ainda possibilidade de chuvas intensas para toda a Região Sul, com chance de geada nas áreas serranas. A aproximação de uma frente fria volta a aumentar a instabilidade sobre parte da Região Sudeste. Há previsão de chuva e trovoadas no estado de São Paulo e no triângulo mineiro, principalmente entre a tarde e a noite. Nessas áreas, a nebulosidade aumenta gradualmente ao longo do dia, com o céu variando de poucas nuvens a encoberto. Segundo o Inmet, nas demais regiões do Sudeste, o tempo permanece mais estável, com céu variando entre poucas nuvens e parcialmente nublado. A temperatura segue em elevação em toda a região, favorecendo uma tarde mais quente em comparação aos dias anteriores. >> Siga o canal do JNHOJE no Instagram As temperaturas mínimas variam entre 8°C e 11°C nas áreas de maior altitude. No triângulo mineiro, litoral do Rio de Janeiro, Espírito Santo e oeste de São Paulo, os valores ficam entre 16°C e 19°C. Nas demais localidades, as mínimas oscilam entre 12°C e 15°C. Durante a tarde, o calor predomina em grande parte do Sudeste, com temperaturas máximas variando entre 24°C e 30°C, sendo os maiores valores observados nas áreas do interior de Minas Gerais e do Espírito Santo. Sul Hoje, a passagem de uma frente fria provoca aumento significativo da instabilidade em toda a Região Sul. O céu permanece predominantemente encoberto, com ocorrência de chuva e trovoadas ao longo do dia. Os maiores acumulados de precipitação são esperados inicialmente no oeste do Paraná e de Santa Catarina, além do norte do Rio Grande do Sul. Além da chuva, a frente fria reforça a massa de ar frio já presente sobre a região, favorecendo declínio das temperaturas entre a tarde e a noite. As temperaturas máximas variam entre 20°C e 24°C no norte e leste do Paraná e no litoral norte de Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, onde a influência do ar frio será mais intensa, as máximas ficam entre 11°C e 15°C. Já no centro-oeste e sul do Paraná e nas demais áreas de Santa Catarina, os valores máximos devem oscilar entre 16°C e 19°C. Durante a noite, as temperaturas atingem os menores valores do dia, variando entre 4°C e 10°C no Rio Grande do Sul, no centro-oeste e nas serras de Santa Catarina, além do sul e oeste do Paraná. No norte e leste paranaense e no litoral catarinense, os termômetros permanecem acima dos 10°C. Norte Para hoje, de acordo com o Inmet, a previsão indica pancadas de chuva isoladas no Acre, Amazonas, Roraima, Amapá e nas porções oeste e norte do Pará. No Tocantins e nas áreas central e sudeste paraenses, o tempo permanece estável. As temperaturas mínimas ficam próximas de 24°C na maior parte da região. Valores mais baixos podem ser observados no leste do Tocantins, com cerca de 18°C, e em áreas do sul de Rondônia e na divisa do Pará com Amapá, com mínimas em torno de 21°C. As maiores temperaturas máximas devem ocorrer entre o sudeste do Pará e o oeste do Tocantins, onde os termômetros podem atingir 37°C. Em Rondônia, Acre, sul e leste do Amazonas, leste de Roraima, norte do Pará e oeste do Amapá, as máximas variam entre 30°C e 34°C. Nas demais áreas, os valores ficam entre 28°C e 32°C. Fonte: Agência Brasil
- França e Argentina podem garantir vaga hoje; confira os jogos da copa
Atual campeã, Argentina joga às 14h em Dallas contra a Áustria A segunda rodada dos grupos I e J colocará em campo, nesta segunda-feira (22), as duas seleções finalistas da Copa de 2022. A atual campeã, Argentina, joga às 14h em Dallas contra a Áustria. Na sequência, às 18h, a vice-campeã França enfrenta o Iraque. A partida será na Filadélfia. Completam a rodada Noruega e Senegal, às 21h, em Nova Jersey; e, à meia-noite, Jordânia e Argélia. Jogos desta segunda-feira, 22 de junho 14h - Argentina x Áustria (Grupo J) 18h - França x Iraque (Grupo I) 21h - Noruega x Senegal (Grupo I) 0h - Jordânia x Argélia (Grupo J) Grupo I Classificação após a primeira rodada França – 3 pontos Noruega – 3 pontos Senegal – 0 ponto Iraque – 0 ponto O Grupo I chega à segunda rodada com duas seleções na liderança, após a vitória da França por 3 a 1 diante do Senegal e o triunfo da Noruega por 4 a 1 sobre o Iraque. A seleção francesa é favorita na partida de hoje contra o Iraque. Caso vença, poderá garantir vaga na segunda fase da competição. Assim como a França, a Noruega pode chegar a seis pontos no duelo de hoje contra o Senegal, garantindo também vaga na próxima fase. As duas lideranças do grupo se enfrentarão na última rodada da primeira fase, partida que provavelmente vai definir quem ficará em primeiro lugar na chave. No duelo de hoje contra a Noruega, o Senegal busca seus primeiros pontos, na esperança de, com uma vitória na rodada final contra o Iraque, tentar se classificar entre os oito melhores terceiros colocados. Como o Iraque tem o mesmo desafio, a terceira e última rodada da fase de classificação promete ser de grandes emoções para estas duas seleções que, até o momento, não pontuaram. Grupo J Classificação após a primeira rodada: Argentina – 3 pontos Áustria – 3 pontos Argélia – 0 ponto Jordânia – 0 ponto O Grupo J terá confronto direto entre equipes que venceram na estreia. Argentina e Áustria chegam com três pontos após derrotarem Argélia e Jordânia pelos placares de 3 a 0 e 3 a 1, respectivamente. Atual campeã do mundo, a equipe sul-americana entra em campo como favorita, apoiada em um elenco experiente e talentoso. As expectativas são de que a Argentina busque impor seu jogo, controlando a posse de bola e fazendo pressão no campo ofensivo. Embalada pela boa vitória na primeira rodada, a Áustria busca, no confronto com a Argentina, manter-se competitiva diante de um adversário tecnicamente superior. Caso vença, terá boas chances de terminar a primeira fase na primeira colocação. Na outra partida, Jordânia e Argélia entram em campo de madrugada em busca de recuperação, após derrotas na primeira rodada. Será, portanto, uma partida importante para quem quer avançar como uma das oito melhores terceiras colocadas. Fonte: Agência Brasil
- Empregadores têm até sábado para enviar dados ao eSocial
Dados são indispensáveis para trabalhadores receberem o abono social Termina neste sábado (20) o prazo para que os empregadores enviem ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) as informações sobre vínculos empregatícios referentes ao ano-base 2024. Os dados são necessários para viabilizar o pagamento do abono salarial, previsto para começar em outubro de 2026. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o envio dentro do prazo permite identificar os trabalhadores que atendem aos critérios para receber o benefício. Quem regularizar as informações até a data limite garante a inclusão dos empregados aptos, com previsão de pagamento em 15 de outubro. A pasta destaca que o preenchimento correto dos dados é fundamental para evitar inconsistências que possam impedir o acesso ao abono. O prazo representa também nova oportunidade para empregadores que não cumpriram o envio no período anterior. Orientações mais detalhadas sobre os procedimentos foram disponibilizadas em um manual produzido pelo ministério. Acesse aqui. >> Siga o canal do JNHOJE no WhatsApp Quem pode receber Estão aptos a receber o abono salarial trabalhadores que atendam aos seguintes requisitos: Estar inscritos no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos; Ter recebido remuneração média de até R$ 2.766 por mês em 2024; Ter exercido atividade remunerada por, no mínimo, 30 dias no ano-base; Ter os dados corretamente informados pelo empregador no eSocial. Formas de pagamento Na Caixa Econômica Federal, o crédito será feito preferencialmente em conta-corrente, poupança ou conta digital. Também poderá ocorrer por meio da poupança social digital, acessada pelo aplicativo Caixa Tem. Trabalhadores sem conta poderão sacar o benefício em agências, lotéricas e demais canais de atendimento. No Banco do Brasil, o pagamento será priorizado por crédito em conta, transferência via TED ou Pix. Quem não possui conta ou chave Pix poderá retirar o valor presencialmente em uma agência. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 158 ou em unidades das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego. Fonte: Agência Brasil
- Confira os jogos da Copa do Mundo nesta sexta; Brasil encara o Haiti
Grupos C e D entram em campo para a segunda rodada de confrontos O Brasil entra em campo nesta sexta-feira (19) contra o Haiti, às 21h30, na Filadélfia, em partida válida pelo Grupo C da Copa do Mundo Fifa 2026. A outra partida da chave será um pouco antes, às 19h, em Boston, entre Escócia e Marrocos. Pelo Grupo D, jogarão Estados Unidos e Austrália, em Seattle, às 16h; e Turquia e Paraguai, à 0h de sábado (20), em São Francisco. Jogos desta sexta-feira, 19 de junho 16h - Estados Unidos x Austrália (Grupo D) 19h - Escócia x Marrocos (Grupo C) 21h30 - Brasil x Haiti (Grupo C) 0h (sábado) - Turquia x Paraguai (Grupo D) Grupo C Classificação após a primeira rodada: Escócia – 3 pontos Brasil – 1 ponto Marrocos – 1 ponto Haiti – 0 ponto A liderança do Grupo C, após a primeira rodada, é da Escócia, que soma 3 pontos após a vitória sobre o Haiti, por 1 a 0. Brasil e Marrocos têm 1 ponto cada, depois do empate de 1 a 1. Uma vitória brasileira sobre o Haiti pode colocar o Brasil na disputa pela liderança do grupo, já que enfrentará a Escócia, atual líder, na última rodada. Com isso, a expectativa para a partida de hoje é de que o Brasil apresente uma postura ofensiva desde o início, posicionando sua linha de marcação mais alta, na busca por manter domínio territorial. Com uma equipe menos experiente e de menor nível técnico do que a brasileira, o Haiti provavelmente adotará um estilo de jogo defensivo, que buscará, em algumas jogadas isoladas, fazer transições rápidas com bolas longas visando contra-ataques. O confronto entre escoceses e marroquinos vale diretamente a liderança do grupo. Um novo triunfo europeu garante matematicamente vaga na segunda fase da Copa do Mundo. Quanto às demais equipes, elas dependerão, em maior ou menor grau, da última rodada para avançar na competição. Grupo D Classificação após a primeira rodada: EUA – 3 pontos Austrália – 3 pontos Turquia – 0 ponto Paraguai – 0 ponto Pelo Grupo D, EUA e Austrália largaram na frente, com vitórias sobre Paraguai e Turquia respectivamente pelos placares de 4 a 1 e 2 a 0. Com maior saldo de gols (3), os EUA estão, ao final da primeira rodada, na liderança do grupo, com o mesmo número de pontos da sua adversária de hoje, a Austrália – também com três pontos. Essa proximidade entre as equipes dá caráter decisivo para a partida de hoje. Jogando em casa, diante de sua torcida, os EUA apresentaram na primeira rodada um futebol dominante diante do Paraguai, o que deu à equipe certo favoritismo para uma classificação em primeiro lugar. Já Turquia e Paraguai entram em campo com margem reduzida para erro. Quem perder ficará em situação muito difícil na terceira rodada, dependendo de vitória e de combinações de resultados para tentar se classificar entre os oito terceiros mais bem colocados nos 12 grupos da primeira fase da competição. Fonte: Agência Brasil
- Jaques Wagner, líder do governo Lula, é alvo de operação no Caso Master
Augusto Lima, ex-sócio do Banco Master, também é alvo de busca e apreensão; mandados são cumpridos na Bahia, São Paulo e no Distrito Federal O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado Federal, é um dos alvos da 9ª fase da operação Compliance Zero deflagrada nesta quinta-feira (18) pela PF (Polícia Federal). Os agentes cumprem mandado de busca e apreensão contra o parlamentar. O ex-sócio do Banco Master Augusto Lima também é alvo de busca e apreensão. Ao todo, são cumpridos 18 mandados, expedidos pelo STF (Supremo Tribunal Federal), nos estados da Bahia, São Paulo e no Distrito Federal. São investigados os crimes de corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro. Relembre a operação Compliance Zero A primeira fase da operação Compliance Zero foi deflagrada em novembro de 2025, quando a PF prendeu pela primeira vez Daniel Vorcaro, então dono do Banco Master. Na ocasião, entre outros seis alvos, também foi preso Augusto Lima. Naquele dia, o BC (Banco Central) decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master. Dias após sua prisão, Vorcaro foi solto e passou a utilizar tornozeleira eletrônica. Em março, em uma nova fase da operação, o ex-banqueiro foi preso novamente. Atualmente, ele está detido na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília. Fonte: CNN Brasil













