top of page

Resultados da busca

1626 resultados encontrados com uma busca vazia

  • PINGA FOGO - A Cavalaria e os Donos do Estábulo

    Dizem os mais antigos que, quando a cavalaria começa a se movimentar, é sinal de que algo está mudando no horizonte. Não necessariamente aponta quem vencerá a corrida, mas costuma servir de alerta para aqueles que acreditam que o caminho seguirá livre e sem obstáculos. Nos bastidores do reino, observa-se um fenômeno curioso. Enquanto alguns cavaleiros experientes conhecem cada curva da estrada e cada armadilha do percurso, há quem prefira ouvir apenas os escudeiros que vivem de aplausos fáceis e elogios decorados. O resultado é que o mapa da jornada acaba sendo desenhado por quem nunca precisou enfrentar uma tempestade de verdade. A arte de politicar, que exige diálogo, paciência e habilidade para construir pontes, vem sendo substituída por uma perigosa competição de rótulos. Quem questiona é tratado como adversário. Quem alerta é visto como pessimista. Quem ajudou a erguer as muralhas passa a ser mantido do lado de fora dos portões. Enquanto isso, a oposição observa. Sem muito esforço, vê crescer ao seu redor um exército formado não apenas pelos descontentes de sempre, mas também por antigos aliados que já não enxergam vantagens em permanecer num modelo onde a experiência vale menos que a bajulação. Os anos passam, os cenários mudam e as lições continuam as mesmas. Governos raramente enfrentam dificuldades por falta de apoiadores; geralmente tropeçam quando deixam de ouvir aqueles que conhecem o caminho. E quando a cavalaria começa a se reunir do outro lado do campo, talvez o problema não seja a força dos adversários, mas a quantidade de amigos que decidiram desmontar e seguir em outra direção. No fim das contas, os desavisados costumam olhar apenas para a poeira levantada pelos cavalos. Os mais atentos, porém, observam quem está saindo da tropa e perguntam por quê. Por: Alirio Junior/JNHOJE

  • Prefeitura de Itabela divulga atrações do Arraiá de Monte Pascoal e Montinho; festa acontece dias 19 e 20 de junho

    O Arraiá do Monte e Monte Pascuá é uma realização da Prefeitura de Itabela, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com apoio do Governo do Estado da Bahia Após a programação que marcou as comemorações dos 37 anos de emancipação política de Itabela, agora é a vez dos distritos de Monte Pascoal e Montinho entrarem no clima de festa. A Prefeitura de Itabela, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizará nos dias 19 e 20 de junho o tradicional Arraiá do Monte e Monte Pascuá, levando muita animação, cultura e valorização das tradições juninas para a população. O evento promete resgatar a essência do São João nordestino, com muito forró, comidas típicas, apresentações musicais e um ambiente preparado especialmente para receber moradores e visitantes. A estrutura contará com um grande barracão decorado com ornamentação típica dos festejos juninos. Entre as atrações confirmadas estão Marcelo Marrone, Cris Lima, Jarley, Carlos Aguiar, Railly Sam, Juninho Top 10, Jerry Xocolate, Magdi Cigano, Gutto dos Teclados, Luiza Barcelos, Ingrid Forrozeira e Sill Marques. A grade de apresentações musicais por noite será divulgada nos próximos dias pela organização do evento. O prefeito Ricardo Flauzino ressaltou a importância de manter viva a tradição dos festejos juninos nos distritos. “Depois do sucesso das comemorações do aniversário da cidade, estamos levando a festa para os nossos distritos. O São João é uma tradição muito forte em nossa cultura, e estamos preparando um evento bonito, organizado e seguro para que as famílias possam celebrar esse momento especial. Quero ver todos juntos, comemorando em clima de muita alegria, valorizando nossas tradições e fortalecendo a união.”, afirmou o prefeito. O Arraiá do Monte e Monte Pascuá é uma realização da Prefeitura de Itabela, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Turismo, do programa São João da Bahia 2026 e da Bahia Turismo. Fonte: Ascom - Prefeitura de Itabela

  • Trump comenta cenário político brasileiro durante encontro do G7. Situação é perigosa

    As declarações ocorreram à margem dos encontros diplomáticos do G7, que reuniu líderes de diversas nações para discutir temas econômicos e geopolíticos Durante participação na cúpula do G7, realizada na França, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o cenário político brasileiro atravessa um momento delicado. A declaração foi feita em entrevista coletiva após um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ao ser questionado sobre as relações entre Brasil e Estados Unidos, incluindo temas como tarifas comerciais e segurança, Trump avaliou que a situação política no Brasil tem gerado preocupações. O líder norte-americano citou informações sobre medidas judiciais envolvendo figuras ligadas ao cenário político brasileiro e comentou o impacto desses acontecimentos no ambiente político do país. Trump também mencionou o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados, afirmando que acompanha os desdobramentos políticos no Brasil. Durante a entrevista, o republicano aproveitou para voltar a criticar o sistema eleitoral dos Estados Unidos, reiterando alegações que já havia feito em outras ocasiões sobre a condução das eleições americanas. As declarações ocorreram à margem dos encontros diplomáticos do G7, que reuniu líderes de diversas nações para discutir temas econômicos e geopolíticos.

  • Israel volta a atacar o Líbano e ignora as críticas de Trump

    Mesmo após acordo entre EUA e Irã, Netanyahu descarta retirada de tropas e mantém ofensiva contra o Hezbollah no sul do território libanês As forças israelenses realizaram novos ataques no sul do Líbano nesta quarta-feira (17). Segundo divulgado pela Agência Nacional de Notícias do Líbano (NNA), aviões israelenses atacaram a área de Nabatieh al-Fawqa e os arredores da cidade vizinha de Kfar Tebnit. Israel ainda não se pronunciou, mas já havia declarado que seus alvos são a milícia radical xiita Hezbollah, apoiada pelo Irã. Na terça-feira (16), o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, precisava “ser mais responsável em relação ao Líbano”. O texto do acordo entre os EUA e o Irã para pôr fim à guerra ainda não foi divulgado, mas o Paquistão, mediador do acordo, afirma que o Líbano está incluído. Nos últimos dias, Netanyahu afirmou que as tropas israelenses permanecerão no sul do Líbano apesar do acordo firmado entre Estados Unidos e Irã para encerrar a escalada militar na região. Segundo ele, Israel não participou das negociações conduzidas pelo presidente americano, Donald Trump, e continuará tomando decisões com base em seus próprios interesses de segurança. Em entrevista coletiva na segunda-feira (15), Netanyahu disse que o Irã pressionou para que a retirada das forças israelenses do território libanês fosse incluída no acordo, mas que a exigência não foi aceita. “O Irã queria que nos retirássemos de lá, mas isso não aconteceu. Sabe por que não aconteceu? Porque me mantive muito, muito firme”, afirmou. O premiê reiterou que a principal preocupação de seu governo continua sendo impedir que Teerã desenvolva armas nucleares. “Com um acordo ou sem um acordo, continuaremos fazendo o que for necessário para impedir que o Irã obtenha armas nucleares. Enquanto eu for primeiro-ministro de Israel, isso não acontecerá”, declarou. Israel mantém uma zona de segurança no sul do Líbano desde a ofensiva lançada contra o Hezbollah após os ataques do grupo apoiado pelo Irã ao norte do território israelense durante os primeiros dias da guerra. Desde o início das negociações, Teerã defende que o fim da presença militar israelense na região seja uma condição para qualquer entendimento com Washington. Apesar das pressões, o ministro da Defesa israelense, Israel Katz, também afirmou que as tropas permanecerão no Líbano. A posição evidencia um dos pontos de divergência entre o governo de Netanyahu e a estratégia adotada por Trump para encerrar o conflito com o Irã. Durante as negociações, o presidente americano chegou a demonstrar irritação com bombardeios israelenses em Beirute, alertando que novas ofensivas poderiam comprometer as conversas. Ainda assim, decidiu avançar com o acordo sem vincular sua implementação à retirada das forças israelenses do território libanês. Fonte: Jovem Pan

  • Trump diz que acordo provisório com Irã não é definitivo e faz alerta

    Presidente dos EUA afirmou que pode retomar ataques se regime iraniano "não se comportar" O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (17) que o memorando de entendimento com o Irã não é definitivo e que ele poderia retomar os ataques contra o país do Oriente Médio. "É um memorando de entendimento. E se eu não gostar, voltaremos a atirar neles, a bombardear suas cabeças. Se eu não gostar, se eles não se comportarem, voltaremos a bombardear bem no meio da cabeça deles, ok?", disse Trump na cúpula do G7 na França. O presidente afirmou ainda que o memorando de entendimento não inclui o alívio imediato das sanções, destacando que esse assunto será debatido posteriormente. Fonte: CNN Brasil

  • Veja os jogos de quarta-feira pela Copa do Mundo 2026

    Primeira rodada termina com estreias dos grupos K e L Quatro partidas serão disputadas nesta quarta-feira (17) pelos grupos K e L da Copa do Mundo 2026. A primeira delas será entre Portugal e RD Congo, às 14h, em Houston. Na sequência, às 17h, a Inglaterra enfrentará a Croácia em Dallas. Gana e Panamá jogarão às 20h em Toronto. Já a partida entre Uzbequistão e Colômbia será na Cidade do México, às 23h. Jogos desta quarta-feira, 17 de junho (horário de Brasília) 14h - Portugal x RD Congo (Grupo K) 17h - Inglaterra x Croácia (Grupo L) 20h - Gana x Panamá (Grupo L) 23h - Uzbequistão x Colômbia (Grupo K) Grupo K Com quatro integrantes de diferentes continentes (Portugal, Colômbia, RD Congo e Uzbequistão), o Grupo K tem Portugal, quinta colocada no ranking da Fifa, como favorita para se classificar à segunda fase do torneio. Com um dos melhores elencos desta Copa, os portugueses têm uma equipe talentosa e experiente, que costuma apresentar um estilo ao mesmo tempo técnico e criativo. Dessa forma, reúne, além de um bom jogo coletivo, capacidade para jogadas individuais principalmente no ataque. Uma outra equipe forte do grupo é a Colômbia, com um time experiente e competitivo, de jogo vertical, intenso e veloz. Congo e Uzbequistão são equipes de menor tradição. A última participação da equipe africana foi na Copa de 1974. Já o Uzbequistão participa pela primeira vez de uma Copa do Mundo. Grupo L Duas forças do futebol europeu (Inglaterra e Croácia) e uma equipe competitiva da África (Gana) tornam o Grupo L um dos mais disputados desta primeira fase da Copa de 2026. Correndo por fora, mas com uma equipe organizada do ponto de vista coletivo, está o Panamá. A atual geração é, para muitos, uma das melhores do futebol inglês, principalmente do ponto de vista ofensivo. Prova disso é o bom desempenho que teve durante as eliminatórias da Copa. Caso mantenha o modelo de jogo que vêm adotando, os ingleses apresentarão um futebol de pressão alta e bastante velocidade, principalmente pelos lados do campo. A Croácia, vice-campeã da Copa de 2018, tem feito boas campanhas em grandes competições, e costuma crescer em jogos decisivos. Bem organizada taticamente, possui um meio-campo técnico que procura sempre controlar a posse de bola. Gana pode ser uma surpresa neste grupo, a ponto de se classificar para a fase seguinte, ainda que seja vista como a terceira força da chave. Tem como característica um jogo de intensidade física. Já o Panamá, tido como azarão do grupo, possui uma equipe compacta que deve prezar por um jogo defensivo na busca por jogadas de contra ataque. Fonte: Agência Brasil

  • Acordo EUA-Irã promete fim da guerra; ainda há questões sem resposta

    Acordo duradouro ainda não tomou forma, diz presidente iraniano Autoridades norte-americanas e iranianas afirmaram ter chegado a um acordo para pôr fim ao conflito iniciado em fevereiro deste ano. Até o momento, entretanto, ainda há muitas dúvidas sobre como esse pacto irá caminhar. Empresas de transporte marítimo afirmam que pode levar semanas para que a confiança seja restaurada após a reabertura do Estreito de Ormuz, e questões fundamentais continuam sem resposta. O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta terça-feira que o acordo para interromper o conflito entre os EUA e o Irã está “fechado” e avançando para uma segunda fase. Os detalhes ainda não foram divulgados e os dois países afirmam que uma trégua permanente ainda precisa ser negociada. Já o presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, escreveu ontem nas redes sociais que o acordo provisório era um “passo importante” para interromper os combates, mas observou que o acordo final para uma trégua duradoura “ainda não tomou forma”. O acordo provisório prorrogaria por mais 60 dias o frágil cessar-fogo anunciado em abril e reabriria o Estreito de Ormuz, que o Irã bloqueou desde que EUA e Israel atacaram o país em fevereiro. Os negociadores abordariam questões difíceis, como o futuro do programa nuclear do Irã, durante a próxima fase das negociações, que, segundo o ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araqchi, teria início na Suíça na sexta-feira (19), após a assinatura formal do acordo-quadro. Mais duas questões que Trump e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, usaram para justificar a guerra — acabar com o apoio do Irã a grupos armados regionais e conter seu programa de mísseis — não devem constar na agenda dessas negociações. O vice-presidente norte-americano JD Vance e o principal negociador do Irã, Mohammad Baqer Qalibaf, devem comparecer à assinatura formal na sexta-feira (19), em Genebra. Acordo final Os preços do petróleo caíram para novas mínimas de três meses nesta terça-feira, um dia depois de despencarem quase 5% após a notícia do acordo, embora autoridades do setor afirmem que a produção de petróleo e gás do Oriente Médio levará meses para se recuperar totalmente. Vance disse à CNN que o memorando assinado é um “documento muito geral”. Os detalhes seriam divulgados nos próximos dois dias, segundo autoridades norte-americanas. Os dois lados ainda enfrentam pressões após um conflito que matou pelo menos 7 mil pessoas, principalmente no Irã e no Líbano, e abalou os mercados globais de energia. O acordo expõe Trump a críticas dentro de seu próprio partido, enquanto os líderes do Irã podem enfrentar o risco de novos protestos se não conseguirem aliviar as pressões econômicas após uma guerra destrutiva. Fonte: Agência Brasil

  • Veja os jogos de terça na Copa do Mundo; Argentina e França estreiam

    Campeã e vice-campeã do último mundial estão entre as favoritas As atuais campeã e vice-campeã do mundo, Argentina e França, estrearão nesta terça-feira (16), jogando pelos grupos J e I, respectivamente. A França será a primeira a entrar em campo, às 16h, contra o Senegal, em Nova Jersey. Já a equipe argentina jogará às 22h, contra a Argélia, em Kansas City. Mais cedo, às 19h, também pelo Grupo I, o Iraque encara a Noruega, em Boston. A rodada será encerrada na madrugada da quarta-feira (17), com a segunda partida pelo Grupo J, disputada entre Áustria e Jordânia. O jogo será à 1h da manhã, em São Francisco. Jogos desta terça-feira (horário de Brasília) 16h — França x Senegal 19h — Iraque x Noruega 22h — Argentina x Argélia 1h (quarta-feira) — Áustria x Jordânia Grupo I Uma das equipes favoritas para conquistar a Copa do Mundo é a França, cabeça de chave do Grupo I. Ela terá, à frente, uma das principais forças do futebol africano: o Senegal, com um time organizado defensivamente, de muita força física e velocidade de transição. Com um histórico de duas Copas conquistadas (1998 e 2018), a França conta com um elenco bastante qualificado e experiente. A equipe tem, como destaques, dois dos melhores jogadores da atualidade: Kylian Mbappé e Ousmane Dembelé, o que garante grande potencial ofensivo. Iraque e Noruega completam o grupo. Enquanto o Iraque é apontado como azarão do grupo, a Noruega surge como candidata, ao lado do Senegal, à classificação no segundo lugar da chave. Durante as eliminatórias, os nórdicos apresentaram um futebol competitivo e de grande eficiência no ataque, com destaque para o goleador Erling Haaland. Já o Iraque está de volta a uma Copa do Mundo depois de 40 anos. A última foi em 1986, disputada no México, onde foi eliminado na fase de grupos após três derrotas. Grupo J No Grupo J, a atual campeã mundial, Argentina, é considerada favorita absoluta para terminar a fase de grupos na primeira colocação. Com uma equipe experiente em jogos decisivos e organizada taticamente, ela manteve a base da equipe que conquistou a Copa de 2022 no Catar. A expectativa é de que a segunda vaga do grupo fique entre Áustria e Argélia, adversária de hoje dos argentinos na primeira rodada da chave. Os argelinos entram em campo na esperança de, no caso de empate, obter um ponto diante de um adversário tido como superior. Ou, pelo menos, evitar uma goleada da Argentina e, dessa forma, tentar se classificar pelo saldo de gols. Fechando o grupo, a Jordânia, adversária da Áustria nesta rodada, corre por fora, sem grandes expectativas. A tendência para a partida de hoje é de que a Áustria exerça pressão contra o adversário tecnicamente mais fraco, também na busca por um saldo de gols que a favoreça na disputa pela classificação para a segunda fase. Fonte: Agência Brasil

  • Prefeitura de Itabela promove grande festa e celebra os 37 anos de emancipação política do município

    A realização contou com o trabalho integrado das secretarias municipais e um esquema especial de segurança A Prefeitura de Itabela realizou, na noite deste sábado (13), uma grande celebração em comemoração aos 37 anos de emancipação política do município. O evento, promovido por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, reuniu centenas de moradores e visitantes na Praça do Café, fortalecendo a cultura, o lazer e a integração da comunidade. A programação teve início com a transmissão da partida da Seleção Brasileira em telão, proporcionando um momento de confraternização entre as famílias e os torcedores. O prefeito Ricardo Flauzino acompanhou o jogo no meio da população, compartilhando com os itabelenses a alegria e o sentimento de união que marcaram a noite. Após a partida, o público acompanhou uma programação musical especial. O cantor Igor Kannário foi uma das principais atrações da noite, reunindo uma multidão e levando muita animação ao público. Em seguida, Eduardinho dos Teclados manteve o clima festivo com um repertório repleto de sucessos, enquanto Iackso Danadinho encerrou a programação garantindo diversão e entretenimento para todos os presentes. O prefeito Ricardo Flauzino acompanhou os festejos ao lado da deputada estadual Cláudia Oliveira, do vice-prefeito José Sossai, da presidente da Câmara Municipal, Simone Sossai, vereadores, secretários municipais e demais lideranças locais. Durante o evento, o prefeito destacou a importância da celebração para a valorização da população e da identidade cultural do município. “Estamos comemorando 37 anos de história, conquistas e desenvolvimento. Esta festa é uma homenagem ao povo de Itabela, que merece momentos de lazer, cultura e confraternização. Seguimos trabalhando todos os dias para construir uma cidade cada vez melhor, com mais investimentos, obras e oportunidades para nossa gente”, afirmou Ricardo Flauzino. Em outro momento, o prefeito também convidou a população para participar dos festejos juninos dos distritos. “E a nossa programação continua. Quero convidar toda a população de Itabela e da região para os festejos de São João dos distritos de Monte Pascoal e Montinho, que acontecerão nos dias 19 e 20 de junho. Estamos preparando uma grande festa para valorizar nossas tradições, fortalecer a cultura local e proporcionar momentos de alegria para as famílias. Esperamos todos vocês para celebrar conosco”, destacou o prefeito. A deputada estadual Cláudia Oliveira ressaltou a importância da parceria entre o município e o Governo do Estado para a realização de ações e investimentos que beneficiem a população. “É gratificante ver Itabela comemorando seus 37 anos com organização, participação popular e grandes realizações. Ao lado do prefeito Ricardo Flauzino, reafirmamos nosso compromisso de continuar lutando por mais investimentos, obras e oportunidades para o município. Itabela pode continuar contando com o nosso trabalho e dedicação”, afirmou a deputada. A realização contou com o trabalho integrado das secretarias municipais e um esquema especial de segurança, garantindo organização, tranquilidade e conforto para o público presente. Os festejos dos 37 anos de Itabela tiveram continuidade no domingo (14), com a realização do 6º Festival Regional de Quadrilhas Juninas, reunindo grupos de diversas cidades da Bahia. Encerrando a programação festiva, a tradicional Banda Lordão subiu ao palco para animar o público e celebrar mais um aniversário do município. As comemorações seguem reafirmando o compromisso da gestão municipal com a valorização da cultura, das tradições populares e da promoção de eventos que fortalecem a identidade de Itabela, movimentam a economia local e proporcionam lazer e entretenimento para a população. Fonte: Ascom - Prefeitura de Itabela

  • Loja do Baixinho reúne opções para a Copa, São João, presentes e muito mais em Itabela

    Com variedade de roupas, calçados, eletrônicos, cestas para presentes e artigos temáticos, loja se consolida como uma das principais referências do comércio itabelense. Quem procura variedade, qualidade e preços acessíveis em Itabela encontra na Loja do Baixinho um verdadeiro centro de compras para toda a família. Com uma ampla linha de produtos, a empresa vem se consolidando como uma das principais referências do comércio local, oferecendo opções que atendem aos mais diversos perfis de consumidores. Na Loja do Baixinho, os clientes encontram uma grande variedade de roupas femininas, masculinas e infantis, calçados, acessórios, eletrônicos, artigos para o lar, brinquedos, presentes e muito mais. Tudo isso aliado a um atendimento diferenciado e condições especiais que cabem no bolso do consumidor. Pensando em quem deseja surpreender alguém especial, a loja também dispõe de belas cestas para presentes, ideais para aniversários, datas comemorativas e ocasiões especiais. São diversas opções cuidadosamente preparadas para tornar cada momento ainda mais inesquecível. Além disso, a Loja do Baixinho já está preparada para o clima esportivo que toma conta do país durante os grandes eventos do futebol. Os clientes podem encontrar uma ampla variedade de camisas temáticas, bandeiras, acessórios decorativos, copos, artigos personalizados e diversos objetos relacionados à Copa, perfeitos para quem deseja torcer com estilo e demonstrar sua paixão pelo esporte. E com a chegada dos tradicionais festejos juninos, a Loja do Baixinho também entrou no clima da festa. O estabelecimento conta com um estoque repleto de novidades em roupas e calçados para quem deseja curtir o São João com muito estilo, conforto e tradição. Vestidos, camisas xadrez, acessórios temáticos, botas, sandálias e diversos outros itens já estão disponíveis para os clientes que querem garantir o visual perfeito para os arraiais da região. E as novidades não param por aí. Segundo a direção da empresa, novas mercadorias continuam chegando para reforçar o estoque durante toda a temporada junina, ampliando ainda mais as opções para os consumidores. A expectativa é atender a alta demanda do período, oferecendo produtos modernos, de qualidade e com preços competitivos. Mais do que uma loja, a Loja do Baixinho se tornou um ponto de referência para quem busca praticidade, variedade e economia em um só lugar. Com compromisso em oferecer sempre as melhores opções aos seus clientes, a empresa segue investindo em novidades e acompanhando as tendências do mercado para garantir uma experiência de compra completa. Seja para presentear, renovar o guarda-roupa, preparar a torcida para a Copa ou montar o visual ideal para os festejos juninos, a Loja do Baixinho reúne tudo o que o consumidor procura em um único lugar. Neste São João e em todas as ocasiões especiais do ano, passe na Loja do Baixinho e descubra tudo o que está esperando por você. Afinal, variedade, preço baixo e atendimento de qualidade têm endereço certo em Itabela. Por: Alirio Junior/JNHOJE

  • Itabela em Clima de Copa: Artista itabelense se destaca na região com seus Traços Inspiradores e o Muralismo

    O muralismo, uma das principais vertentes exploradas por Ueslei de Jesus, vai além da simples pintura Foto: Alirio Junior/JNHOJE - Secretário de Obras - Jorge do Cacau, Ueslei de Jesus e Fernando Bispo O município, localizado no extremo sul da Bahia, vem se destacando no cenário regional por meio de expressões artísticas que valorizam a identidade local, especialmente através do muralismo, técnica que transforma espaços públicos em verdadeiras galerias a céu aberto. Entre os nomes que ganham destaque nesse movimento está o artista plástico itabelense Ueslei de Jesus, filho da terra que tem conquistado reconhecimento pelo talento, criatividade e dedicação à arte. Com traços marcantes e obras que retratam a cultura, a história e os sentimentos do povo, o artista vem contribuindo significativamente para o fortalecimento da identidade visual do município. Foto: Alirio Junior/JNHOJE Ao longo dos últimos anos, Ueslei tem desenvolvido importantes trabalhos de muralismo em Itabela, levando cor, vida e significado a paredes, praças e espaços públicos. Suas obras se tornaram referências pela riqueza de detalhes, pela valorização dos elementos culturais locais e pela capacidade de transformar ambientes comuns em pontos de contemplação e inspiração. Foto: Bahia Dia a Dia Além das pinturas murais, o artista também tem se destacado na criação e confecção de monumentos que ajudam a preservar a memória e a história do município. Seus trabalhos unem técnica, sensibilidade e compromisso com a valorização das raízes culturais, tornando-se importantes instrumentos de fortalecimento da identidade coletiva da população. Foto: Bahia Dia a Dia O muralismo, uma das principais vertentes exploradas por Ueslei de Jesus, vai além da simples pintura. Trata-se de uma forma de arte que dialoga diretamente com a comunidade, democratizando o acesso à cultura e promovendo reflexões sobre pertencimento, história e cidadania. Em Itabela, essa expressão artística tem ganhado cada vez mais espaço e admiradores, contribuindo para o embelezamento urbano e para a valorização dos artistas locais. Foto: Alirio Junior/JNHOJE Para o secretário municipal de Obras, Jorge do Cacau, o trabalho desenvolvido por Ueslei representa um importante patrimônio cultural para o município. “Ueslei é um artista que leva o nome de Itabela por onde passa. Seu talento e dedicação ajudam a transformar os espaços públicos, valorizando nossa cultura, nossa história e fortalecendo o sentimento de pertencimento da população. É motivo de orgulho para todos nós ver um filho da nossa terra contribuindo de forma tão significativa para a identidade visual e cultural do município”, destacou o secretário. O reconhecimento alcançado por Ueslei representa não apenas uma conquista pessoal, mas também um motivo de orgulho para Itabela. Seu trabalho evidencia o potencial artístico existente no município e demonstra como a cultura pode ser uma importante ferramenta de transformação social, educação e desenvolvimento. Foto: Alirio Junior/JNHOJE Em meio ao clima festivo que toma conta da cidade, a arte segue cumprindo seu papel de aproximar pessoas, contar histórias e eternizar memórias. E é através de artistas como Ueslei de Jesus que Itabela continua escrevendo capítulos importantes de sua trajetória cultural, levando o nome do município para além de suas fronteiras e inspirando novas gerações de talentos. Arte, cultura e identidade: elementos que fazem de Itabela uma cidade cada vez mais viva, colorida e orgulhosa de seus filhos. Por: Alirio Júnior/JNHOJE

  • Itabela celebra 37 anos de emancipação política com grande festa e atrações de destaque

    O tradicional Trio Avancini já está posicionado no circuito da festa, enquanto equipes trabalham nos últimos ajustes para garantir conforto, segurança e entretenimento ao público. A cidade de Itabela já vive o clima de comemoração pelos seus 37 anos de emancipação política. Os preparativos seguem em ritmo acelerado, e toda a estrutura para o evento está sendo montada para receber moradores e visitantes em uma das maiores celebrações já realizadas no município. O tradicional Trio Avancini já está posicionado no circuito da festa, enquanto equipes trabalham nos últimos ajustes para garantir conforto, segurança e entretenimento ao público. Entre as apresentações musicais, a Prefeitura de Itabela disponibilizará um telão para que a população acompanhe ao vivo a partida da Copa do Mundo entre Brasil e Marrocos, transformando o evento em um momento de união, torcida e celebração para os itabelenses. Atrações como Sill Marques, Igor Kannário, Eduardinho dos Teclados e Iackso Danadinho sobem ao trio elétrico levando toda energia e carisma para comandarem a festa. A expectativa é de um grande público durante toda a programação. As equipes da Secretaria de Obras, Transporte e Serviços Urbanos (SECOUT) também desempenham papel fundamental nos preparativos, especialmente nos serviços de infraestrutura elétrica, essenciais para garantir o funcionamento de toda a estrutura do evento com segurança e eficiência. O prefeito Ricardo Flauzino destacou a importância da data para o município e reforçou o compromisso da gestão em proporcionar uma comemoração à altura da história de Itabela. "Estamos preparando uma grande festa para celebrar os 37 anos de emancipação política de Itabela. É um momento de orgulho para nossa cidade, de valorização da nossa história e de confraternização entre as famílias. Trabalhamos para oferecer uma programação segura, organizada e que proporcione alegria para toda a população", afirmou o prefeito. A expectativa é que a comemoração movimente a economia local, fortaleça o comércio e reúna milhares de pessoas para celebrar mais um capítulo da história de crescimento e desenvolvimento de Itabela. Confira as principais atrações e atividades: A partir das 17h, música ao vivo com Sill Marques na Praça do Café. Às 19h, Brasil x Marrocos no telão! E às 21h, grande show com Igor Kannário, Eduardinho e Iackso Danadinho. Por: Alirio Junior/JNHOJE

bottom of page