top of page

Resultados da busca

1626 resultados encontrados com uma busca vazia

  • Enem 2026: inscrições estão abertas até hoje na Página do Participante

    Pagamento da taxa de R$ 85 deve ser feito até dia 10 Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 devem se ater ao prazo de inscrição que termina às 23h59 desta sexta-feira (5), no horário de Brasília. A inscrição será exclusivamente na Página do Participante no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para os concluintes do ensino médio de escolas públicas, a inscrição é automática. Nesse caso, o estudante precisa apenas confirmar sua participação no sistema de inscrição, escolher a opção de prova de língua estrangeira, se inglês ou espanhol, e indicar, se for o caso, a necessidade de recursos de acessibilidade ou se quer ser tratado pelo nome social. Inclusão e acessibilidade Também termina nesta sexta-feira o prazo para os candidatos que querem ser tratados pelo nome social em todas as fases do exame. O tratamento é destinado àqueles que se identificam e querem ser reconhecidos socialmente pela sua identidade de gênero. As pessoas trans devem sinalizar a opção no momento da inscrição. Os participantes que necessitam de atendimento especializado também devem fazer a solicitação até esta sexta-feira. Neste ano, o Inep incluiu no edital as novas condições de pessoas com fibromialgia e transtornos mentais, como ansiedade, TOC, entre as situações possíveis para solicitar atendimento especializado. Outras condições específicas dos candidatos para pedir o atendimento especializado são: baixa visão, cegueira, deficiência física, auditiva, intelectual, dislexia, transtorno do espectro autista (TEA), gestantes, lactantes, diabéticos, idosos e estudantes em classe hospitalar. Taxa de inscrição Após a inscrição, o sistema do Enem vai gerar a GRU Cobrança no valor de R$ 85. O pagamento deve ser feito até o dia 10 de junho. A opções de pagamento são via Pix, cartão de crédito, débito ou boleto. A quitação poderá ser feita em qualquer banco, casa lotérica ou aplicativos bancários. A inscrição somente será confirmada após o processamento do pagamento da taxa de inscrição. O estudante beneficiado pelo programa Pé-de-Meia do Ministério da Educação (MEC) concluinte do ensino médio é isento da taxa de inscrição. Isenção O Inep lembra que, mesmo os estudantes que tiveram aprovado o pedido de isenção da taxa de inscrição, precisam acessar o sistema do Inep para confirmar a participação no exame. Também deve se inscrever o candidato que teve seu pedido de isenção negado em definitivo ou teve a justificativa de ausência reprovada, conforme regras do edital do Enem 2026. Será necessário pagar o valor da taxa para ter a inscrição confirmada. O Inep criou uma página virtual com as principais orientações para os participantes do Enem 2026. Há também uma seção destinada às perguntas frequentes sobre o exame. Nessa página, os candidatos podem conferir os questionamentos mais comuns e os respectivos esclarecimentos. Locais de provas Neste ano, a aplicação das provas do Enem está agendada para os domingos 8 e 15 de novembro. O Inep quer ampliar o número de locais de aplicação do exame para cerca de 10 mil, em todo o país. De acordo com estimativas do Inep, aproximadamente 80% dos concluintes da rede pública devem fazer as provas nos dois dias na própria escola em que estudam. A medida tem o objetivo de facilitar o acesso ao exame e reduzir deslocamentos. Para os estudantes que precisarem fazer a prova em outro município, o MEC informou que estuda alternativas de apoio logístico para transporte entre os municípios. Enem O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, e é considerado a principal forma de entrada na educação superior no Brasil, por meio de programas federais como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As instituições de ensino públicas e privadas usam os resultados das provas para selecionar os estudantes. Desde a edição de 2025, o Enem voltou a certificar a conclusão dessa etapa de ensino para os candidatos com 18 anos de idade completos e que também alcancem a pontuação mínima em cada área do conhecimento nas provas e na redação. Os resultados individuais do exame também podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições portuguesas que têm convênio com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal. Fonte: Agência Brasil

  • Suzano promove ações permanentes de combate a diferentes formas de violência em Mucuri

    Programa Agente do Bem mobiliza colaboradores, parceiros e comunidades em iniciativas de prevenção, acolhimento e defesa dos direitos humanos A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global em bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, mantém em Mucuri uma série de iniciativas voltadas à prevenção e ao combate à violência contra mulheres, crianças e adolescentes. As ações fortalecem a conscientização entre colaboradores, prestadores de serviço e comunidades e integram o Programa Agente do Bem, iniciativa corporativa dedicada à promoção dos direitos humanos e ao enfrentamento de diferentes formas de violência. O programa envolve ações de sensibilização, formação de multiplicadores e articulação com redes de proteção nos territórios onde a Suzano está presente. Além da Bahia, o Agente do Bem também é desenvolvido em estados como Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Maranhão, São Paulo, Tocantins, Ceará e Pará. Entre os principais focos de atuação estão o enfrentamento ao abuso, à exploração sexual e ao trabalho infantil envolvendo crianças e adolescentes, além da prevenção e o combate às violências física, psicológica, sexual, patrimonial e moral contra mulheres. De acordo com Kariny Paiva, consultora de Relacionamento Social da Suzano, as iniciativas buscam estimular uma cultura de respeito e proteção dentro e fora da companhia. “Nosso objetivo é mobilizar colaboradores, lideranças e parceiros para fortalecer o cuidado com os direitos humanos e contribuir para relações ainda mais saudáveis e responsáveis nos territórios onde atuamos”, afirma. Ações durante a Parada Geral. Durante a Parada Geral (PG), realizada em maio na unidade da Suzano em Mucuri, o Programa Agente do Bem promoveu uma série de ações junto aos trabalhadores. A PG é um período de manutenção da fábrica que mobiliza milhares de profissionais, muitos deles vindos de outras regiões do país. Ao todo, mais de 980 trabalhadores foram alcançados com a distribuição de materiais informativos sobre prevenção à violência contra mulheres, crianças e adolescentes. O tema também foi abordado nos Diálogos Diários de Segurança (DDS) e rodas de conversa com o Comitê de Segurança da unidade. Campanhas de conscientização Ao longo do ano, a Suzano realiza campanhas internas de conscientização, como o Maio Laranja, dedicado ao enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes. Na unidade de Mucuri, a campanha alcançou mais de 4.700 pessoas por meio de conteúdos tratados em seus canais internos. Outra iniciativa prevista é o Agosto Lilás, voltado à conscientização e combate à violência contra a mulher. Além das campanhas, a empresa promove rodas de conversa e encontros educativos com especialistas, ampliando o entendimento sobre sinais, impactos e formas de acolhimento relacionados a situações de violência. A Suzano também disponibiliza canais internos e externos de denúncia, garantindo o relato seguro e sigiloso de possíveis casos. Canais para denúncias: 190 – Polícia Militar (emergência) 180 – Atendimento à mulher 100 – Direitos Humanos Sobre a Suzano A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br Fonte: Comunicação Suzano

  • Itabela participa de Encontro Territorial do Movimento Bahia pela Educação

    O município de Itabela esteve representado no Encontro Territorial do Movimento Bahia pela Educação, realizado na última semana, em Eunápolis. O evento reuniu gestores e profissionais da educação de oito municípios da Costa do Descobrimento para discutir estratégias voltadas à melhoria da aprendizagem e ao fortalecimento da alfabetização na idade certa. Representando Itabela, participaram o secretário municipal de Educação, Gutembergue Pelegrini, a diretora pedagógica Guiomar Cândido e integrantes da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação. Gutembergue também esteve presente na condição de Dirigente Municipal de Educação e diretor territorial da Undime Bahia na Costa do Descobrimento. O encontro integrou a agenda de retomada das atividades do Movimento Bahia pela Educação em 2026, iniciativa que reúne governo, municípios, setor produtivo e sociedade civil em torno do compromisso de ampliar os índices de alfabetização no estado. Durante a programação, foram debatidos temas como gestão pedagógica, financiamento educacional, alfabetização e experiências exitosas desenvolvidas por municípios que se destacam nos indicadores educacionais. Também foram apresentadas ações do Programa de Alfabetização Responsável (PAR), que oferece formação continuada, capacitação e mentorias para professores da Educação Infantil, alfabetizadores e coordenadores pedagógicos. Para o secretário municipal de Educação, Gutembergue Pelegrini, a participação de Itabela em iniciativas como essa fortalece o trabalho desenvolvido pela rede municipal de ensino. “Momentos de formação e troca de experiências são fundamentais para aprimorar nossas práticas e garantir uma educação cada vez mais qualificada para os estudantes de Itabela, com foco na alfabetização e no desenvolvimento da aprendizagem”, destacou. O prefeito de Itabela, Ricardo Flauzino, ressaltou a importância da participação do município na troca de experiências entre as redes de ensino. “Participar desse encontro reforça nosso compromisso com uma educação pública de qualidade e com a busca constante por avanços que beneficiem toda a comunidade escolar”, afirmou. Fonte: ASCOM - Prefeitura de Itabela

  • Mulher de 37 anos presa por fingir ser adolescente de 12 usava mamadeira e chupeta para enganar família adotiva

    Suspeita confessou o crime e deve responder por estelionato e falsa identidade A mulher de 37 anos presa por viver sob a falsa identidade de uma adolescente de 12 anos em Joinville, em Santa Catarina, tinha uma estratégia definida. Ela utilizava chupeta, mamadeira e tinha comportamentos infantilizados para convencer uma família a acolhê-la e garantir benefícios financeiros e emocionais. A suspeita confessou os fatos e deve responder pelos crimes de estelionato e falsa identidade. De acordo com as investigações, a mulher morava com a família havia cerca de 14 meses. Apresentando-se como "Gabriela", ela chegou a participar de comemorações organizadas pelos responsáveis e ganhou até uma festa de aniversário. A apuração revelou que a suspeita se aproximou da família após procurar ajuda em uma igreja. Na ocasião, ela alegou ter fugido de casa por ser vítima de exploração sexual e afirmou que o uso de hormônios justificava sua aparência física mais madura. Sensibilizados com a história, integrantes da comunidade ajudaram a encontrar um local para ela morar. Ao longo do período em que permaneceu com os anfitriões, a mulher fortaleceu os laços com a família. Os responsáveis chegaram a custear tratamentos médicos, incluindo o uso da tirzepatida, medicamento popularmente conhecido como Mounjaro, utilizado no combate à obesidade. Para manter a falsa identidade ao longo de mais de um ano, a mulher dizia ser portadora de autismo e de outras condições de saúde. Segundo a investigação, ela adotava comportamentos infantis para reforçar a imagem de adolescente, incluindo o uso de chupeta, mamadeira e até objetos com cheiro específico para conseguir dormir. De acordo com o delegado Rodrigo Bueno Gusso, a suspeita também alterava a voz e simulava crises emocionais para convencer as pessoas ao seu redor. "Ela afinava a voz, tinha crises de pânico de medo à noite, porque simulava medo de escuro. Simulava carência. Ela à noite tinha que tomar uma mamadeira para poder dormir ou usar chupeta", relatou. Ainda conforme a Polícia Civil, a mulher evitava qualquer tentativa de formalização da adoção e justificava a resistência afirmando que não queria que o suposto "pai biológico" descobrisse onde ela estava. A versão foi sustentada durante todo o período em que permaneceu acolhida pela família. A fraude começou a ser desvendada após uma denúncia feita por um parente dos responsáveis pela residência. A partir da informação, a família procurou a 6ª Delegacia de Polícia de Joinville na última sexta-feira (29), dando início às investigações que resultaram na descoberta da verdadeira identidade da suspeita. Durante a apuração, os investigadores identificaram que a mulher já havia aplicado golpes semelhantes em outros estados brasileiros. Um dos casos ocorreu em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, em 2023. Fonte: Correio24horas

  • Gigante farmacêutica é condenada a pagar indenização de R$ 10 milhões por exigir CPF para dar descontos

    Justiça considerou abusiva a prática de vincular promoções ao fornecimento de dados pessoais e determinou mudanças na política da rede. A rede de farmácias Drogasil foi condenada pela Justiça do Maranhão ao pagamento de R$ 10 milhões por danos morais coletivos após ser considerada responsável por uma prática considerada abusiva: condicionar a concessão de descontos e promoções ao fornecimento do CPF dos consumidores. A decisão foi proferida pelo juiz Douglas Melo Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, que acolheu uma ação civil pública movida pelo Centro de Promoção da Cidadania e Defesa dos Direitos Humanos Padre Josimo e pelo Instituto de Cidadania, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Maranhão (ICDESCA). A sentença determina que a empresa deixe de exigir dados pessoais para liberar preços promocionais e passe a oferecer os mesmos descontos a todos os clientes, independentemente de cadastro. compartilhamento de informações pessoais ocorra de forma livre, consciente e devidamente informada. Para o magistrado Douglas de Melo Martins, atrelar benefícios financeiros à entrega de dados cria uma situação de pressão sobre o consumidor, comprometendo a validade do consentimento. Na decisão, o juiz classificou a conduta como uma prática comercial coercitiva e desleal, destacando que o acesso a medicamentos e produtos relacionados à saúde não pode ser utilizado como instrumento para forçar o fornecimento de informações pessoais. Além da indenização milionária, que será destinada ao Fundo Estadual de Proteção dos Direitos Difusos (FEPDD), a Drogasil deverá reformular seus procedimentos de atendimento. A partir da sentença, a rede será obrigada a informar de forma clara aos consumidores qual a finalidade da coleta dos dados, por quanto tempo essas informações serão armazenadas e se haverá compartilhamento com terceiros antes da adesão a programas de fidelidade ou qualquer outro sistema de cadastro. A decisão também estabelece que a participação em programas promocionais não poderá ser condicionada à entrega de informações pessoais no momento da compra, reforçando o entendimento de que descontos e benefícios não podem servir como mecanismo de coleta compulsória de dados. O caso é considerado uma das maiores condenações relacionadas à proteção de dados pessoais e aos direitos do consumidor no setor farmacêutico brasileiro e pode influenciar práticas adotadas por outras empresas do varejo que utilizam programas de fidelidade vinculados ao fornecimento de CPF. Fonte: Correio

  • Implanon passa a ser ofertado no SUS e Itabela inicia processo de implantação do método contraceptivo

    O Implanon é um método contraceptivo de longa duração, reversível e considerado altamente eficaz A Prefeitura de Itabela, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início ao processo de implantação do método contraceptivo subdérmico Implanon nas Unidades de Saúde da Família. A iniciativa segue as diretrizes estabelecidas pelas Portarias SECTICS/MS nº 47 e nº 48/2025, do Ministério da Saúde, que ampliam a oferta de métodos contraceptivos no Sistema Único de Saúde (SUS). O Implanon é um método contraceptivo de longa duração, reversível e considerado altamente eficaz. O dispositivo é inserido sob a pele e libera hormônio de forma contínua, garantindo proteção contra a gravidez por até três anos. A estratégia integra as ações de Planejamento Sexual e Reprodutivo e busca ampliar o acesso a métodos seguros, além de contribuir para a redução de gestações não planejadas. O público prioritário inclui mulheres em idade reprodutiva, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social, adolescentes, mulheres no pós-parto e pacientes que enfrentam dificuldades no uso contínuo de outros métodos contraceptivos. O prefeito Ricardo Flauzino destacou a importância da iniciativa para ampliar o acesso das mulheres a métodos contraceptivos seguros e eficazes. "A chegada do Implanon representa mais um avanço para a saúde pública de Itabela, garantindo mais opções de planejamento reprodutivo e autonomia para as mulheres cuidarem da sua saúde e do seu futuro", afirmou o prefeito. A secretária municipal de Saúde, Wadla Casiano, ressaltou que o município já está adotando todas as medidas necessárias para que a oferta do método aconteça de forma segura e qualificada. "Estamos seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde para que a implantação ocorra com responsabilidade e qualidade. Uma equipe composta por uma médica e uma enfermeira da rede municipal participou de uma capacitação em Salvador. As profissionais foram responsáveis por multiplicar o conhecimento adquirido junto às equipes locais, especialmente médicos e enfermeiros da Atenção Básica", destacou a secretária. A iniciativa é coordenada pelo Ministério da Saúde e será implementada de forma gradual em todo o país, não se tratando de uma ação isolada do município, mas de uma política pública nacional voltada à ampliação e qualificação do acesso aos métodos contraceptivos no SUS. Com a implantação do Implanon, Itabela reforça seu compromisso com a ampliação do acesso, a equidade e a qualidade dos serviços de saúde, garantindo à população o direito à escolha informada e ao cuidado integral, especialmente no âmbito da saúde da mulher e do planejamento reprodutivo. Fonte : ASCOM - Prefeitura de Itabela

  • Brasil sofre mais um revés após governo Trump propor nova tarifa por trabalho forçado

    Escritório de Comércio concluiu que o país falhou em proibir a entrada de mercadorias produzidas com mão de obra escrava O Escritório de Comércio dos Estados Unidos (USTR) propôs na terça-feira (2) a aplicação de novas tarifas sobre produtos brasileiros. A decisão é resultado de uma investigação conduzida sob a Seção 301 da Lei de Comércio de 1974, que concluiu que o Brasil e outras 59 economias falharam em impor e fiscalizar a proibição de importação de mercadorias produzidas com trabalho forçado. Este é o segundo revés comercial enfrentado pelo Brasil perante o governo norte-americano em um curto período. Na segunda-feira (1º), o USTR concluiu uma investigação que classifica políticas e práticas do governo brasileiro como irrazoáveis. Como resultado, o governo americano propôs a aplicação de uma tarifa de 25% sobre mercadorias do Brasil, alegando que as ações brasileiras oneram e restringem o comércio dos EUA. De acordo com o relatório do USTR de terça-feira, o Brasil faz parte de um grupo de 54 nações que não adotaram medidas efetivas para impedir a entrada de bens ligados à exploração laboral em seus territórios. O órgão determinou que essa omissão é “irrazoável e sobrecarrega ou restringe o comércio dos EUA”. Como resposta, o governo norte-americano propôs taxas adicionais de 12,5% sobre produtos provenientes de países que não possuem regimes de proibição ao trabalho forçado, categoria na qual o Brasil foi incluído. Para economias que já possuem algum nível de restrição ou acordos de reciprocidade, a tarifa proposta é de 10%. O embaixador Jamieson Greer afirmou que a falta de ação dos parceiros comerciais cria uma competição desleal. “A falha de nossos parceiros comerciais mais importantes em lidar com a importação de bens feitos com trabalho forçado é inaceitável. Isso cria uma dinâmica onde os trabalhadores americanos são forçados a competir globalmente em um campo de jogo desigual”, disse. O relatório aponta ainda que a ausência de fiscalização por parte das economias investigadas “distorce as condições de mercado para empresas que não utilizam trabalho forçado” e contribui para a continuidade dessa prática globalmente. Greer reforçou a postura dos EUA: “Não toleraremos mais esta disparidade. Cada um de nossos parceiros comerciais deve fazer mais para garantir que o comércio não encoraje e consolide perversamente o trabalho forçado em todo o mundo”. O USTR abriu um período de consulta pública para as medidas propostas. Interessados podem enviar comentários por escrito até o dia 6 de julho de 2026. Além disso, o órgão realizará audiências públicas sobre as novas tarifas no dia 7 de julho. Caso as taxas sejam confirmadas, elas incidirão sobre todos os produtos das economias investigadas, com exceção de itens específicos que serão listados em anexo no registro oficial. Irregularidades em seis áreas A decisão de segunda-feira foi tomada com base na Seção 301 da Lei de Comércio de 1974. O relatório final apontou irregularidades em seis áreas principais: comércio digital e serviços de pagamento eletrônico, tarifas preferenciais desleais, aplicação de medidas anticorrupção, proteção da propriedade intelectual, acesso ao mercado de etanol e combate ao desmatamento ilegal. No âmbito digital, a investigação citou ordens judiciais brasileiras para remoção de conteúdo e suspensão de perfis em redes sociais americanas, além de restrições a sistemas de pagamentos. Quanto ao etanol, o texto afirma que o Brasil não oferece tratamento tarifário recíproco desde 2017. O documento menciona ainda que, apesar de possuir leis contra o desmatamento, o Brasil falha na aplicação eficaz dessas normas. O embaixador Jamieson Greer declarou que a investigação foi iniciada a pedido do presidente Donald Trump para abordar preocupações comerciais persistentes. Greer afirmou que, embora tenham ocorrido reuniões entre Trump e o presidente Lula (PT) nos últimos meses, permanecem divergências substanciais entre as nações. Fonte: Jovem Pan

  • Atlas congela US$ 1 bi em investimentos em energias renováveis no Brasil

    Empresa alega crescente rejeição de energia limpa na rede elétrica, afetando operação de usinas existentes A Atlas Renewable Energy, uma das maiores geradoras de energia limpa da América do Sul, suspendeu planos de US$ 1 bilhão em novos investimentos no Brasil, conforme uma quantidade cada vez maior de energia renovável tem sido rejeitada na operação do sistema elétrico brasileiro, disse o presidente-executivo Carlos Barrera. A Atlas, de propriedade da unidade GIP (Global Infrastructure Partners), da BlackRock, havia planejado os empreendimentos no ano passado e neste ano, disse Barrera, observando que os cortes de geração chegaram a 15%-25% para as usinas existentes da companhia no trimestre de junho. O corte de geração, chamado tecnicamente de "curtailment", refere-se à quantidade de energia solar ou eólica que poderia ter sido produzida, mas que foi rejeitada preventivamente porque a rede elétrica atingiu seus limites. "Há pelo menos ... 1.5 gigawatt que colocamos em espera no Brasil, onde já havíamos planejado iniciar a construção", disse ele à Reuters à margem da conferência fotovoltaica SNEC em Xangai. Apesar de vários países estarem mais dispostos a adotar as energias renováveis em suas matrizes para se proteger de interrupções no fornecimento de energia devido à guerra no Irã, os cortes de energia renovável continuam sendo um grande gargalo para esses planos em uma ampla gama de países, incluindo Austrália, Japão, Índia e Chile. Desenho do mercado aumenta dor dos geradores em dificuldades As empresas de energia renovável no Brasil que tiveram sua produção rejeitada pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) acabam tendo que comprar energia adicional, e mais cara, para honrar seus contratos. Esse desenho de mercado tornou mais doloroso o excesso de energia solar no quinto maior mercado eólico e solar do mundo, disse Barrera. "Você está sendo restringido, mas está comprando energia a um custo duas vezes maior... é isso que tem sido problemático." No mês passado, a Fitch Ratings atribuiu perspectivas negativas para as finanças de 11 projetos brasileiros de energia renovável, dizendo que o corte continuaria até 2030 e afetaria o fluxo de caixa, o serviço da dívida e a liquidez. Os cortes médios em projetos classificados pela Fitch aumentaram para 7%-25% em 2025, de 6%-12% em 2024. Barrera não espera que as mudanças no atual desenho do mercado sejam abordadas antes de 2028, com as eleições previstas para o final deste ano, mas ele prevê que os cortes cairão gradualmente à medida que o ritmo da adição de capacidade solar diminuir e a demanda continuar a crescer. A rápida expansão das energias renováveis sem que a construção de linhas de transmissão acompanhe esse ritmo levou as empresas de energias renováveis a reduzir suas operações e cortar empregos. "O verdadeiro problema é o excesso de capacidade de energia solar. Mesmo que você conserte todos os problemas de transmissão no Brasil, você ainda terá excesso de capacidade, você ainda terá cortes", disse Barrera. Fonte: CNN Brasil

  • Zema diz que "direita estará mais unida que nunca" após encontro com Flávio

    Declaração aconteceu nesta terça-feira (2) durante evento em Belo Horizonte O pré-candidato Romeu Zema (Novo) disse nesta terça-feira (2) que a "direita está mais unida do que nunca" após encontrar-se com o senador Flávio Bolsonaro (PL) durante o evento Megaleite, em Belo Horizonte. "A direita estará mais unida do que nunca. Não vamos deixar o PT governando e destruindo o Brasil", pontuou o ex-governador de Minas Gerais. "Em outubro, vamos decidir quem vai continuar governando o Brasil: se serão os intocáveis ou os brasileiros de bem. É agora ou nunca!". A declaração aconteceu em resposta a Flávio Bolsonaro, que discursou no evento e disse ter "pequenas" diferenças tanto com Zema quanto com Caiado. Segundo ele, os três pré-candidatos precisam deixar essas divergências de lado para se unir contra o PT. "Temos uma grande responsabilidade de tirar o Brasil das mãos sujas do PT. Só vamos conseguir isso unidos", disse Flávio na ocasião. A declaração de Flávio ocorre após ele se encontrar com Zema pela primeira vez desde que o ex-governador de Minas Gerais passou a criticar duramente o senador por um áudio no qual ele solicita recursos ao ex-banqueiro Daniel Vorcaro, dono do extinto Banco Master, para financiar a produção do filme "Dark Horse". Desde que vieram à tona informações sobre a relação de Flávio com Vorcaro, Zema tem elevado o tom das críticas ao senador. Inicialmente, classificou o episódio como "imperdoável". Depois, afirmou que "gambá cheira a gambá" e disse que uma eventual candidatura de Flávio poderia favorecer a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ao comentar as críticas de Zema, o ex-governador se precipitou e defendeu a união dos candidatos de centro-direita contra o PT. "Não tenho nenhuma preocupação com isso e acho, mais uma vez, que o Zema se precipitou. Tenho convicção de que tanto Zema quanto Caiado e qualquer outro candidato de centro-direita estarão unidos, porque temos que impedir que o Brasil quebre nas mãos do PT", afirmou. Fonte: CNN Brasil

  • Câmara aprova, em dois turnos, PEC pelo fim da escala 6x1

    Nova regra não se aplica: a quem tem jornada igual ou inferior a 40 horas semanais, a empregados com nível superior e com remuneração mensal igual ou superior a R$ 8.475,55 A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (27), em dois turnos, a proposta de Emenda à Constituição (PEC) 221/19 que acaba com a escala de trabalho 6x1. Foram 461 votos favoráveis e 19 contrários, no segundo turno. O texto segue para votação no Senado. A PEC determina a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem perda salarial. A proposta ainda garante duas folgas semanais, sendo uma preferencialmente aos domingos. As mudanças entrarão em vigor 60 dias após a promulgação do texto. O texto aprovado hoje foi apresentado pelo relator, Leo Prates (Republicanos-BA), para duas propostas de emenda à Constituição que já tramitavam: a PEC 221/19, do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), que estabelecia 36 horas semanais após um período de 10 anos, e a PEC 8/25, da deputada Erika Hilton (Psol-SP), que introduzia a escala 4x3 (quatro dias de trabalho e três de descanso), com limite de 36 horas semanais, depois de um ano. Após o fim do primeiro turno de votação, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse que a Casa deu um passo importante para "uma mudança fundamental para os trabalhadores e trabalhadoras do país desde a Constituição de 1988". "Assumi esta condução com todo o equilíbrio, responsabilidade e, principalmente, compromisso com os brasileiros. Por isso, já no início do debate, tratei três pilares como inegociáveis para esta Casa e para o governo federal: a redução da jornada para 40 horas semanais, dois dias de descanso e a manutenção dos salários dos trabalhadores", disse Motta. "Essa aprovação ficará registrada na história desta legislatura e na trajetória de cada parlamentar, que compreendeu que desenvolvimento econômico e dignidade humana precisam caminhar juntos", completou. Transição De acordo com o texto aprovado, após 60 dias, a jornada será reduzida de 42 horas semanais para 40 horas. Doze meses após a entrada em vigor das 42 horas, a duração do trabalho será reduzida para 40 horas semanais, com o máximo de 8 horas diárias de trabalho. A transição foi incluída após um acordo do governo com o presidente da Câmara dos Deputados. Depois do prazo de 60 dias e dentro do período de redução da jornada, o texto prevê a possibilidade de ampliar a duração diária do trabalho normal. Essa ampliação deverá ser feita por negociação em convenção ou acordo coletivo de trabalho. Veja as regras de transição da PEC que acaba com a escala 6x1: - escala de 5 dias de trabalho com 2 dias de descanso (após 60 dias); - redução da jornada de 44 horas para 42 horas semanais (após 60 dias) - jornada de 42 horas para 40 horas semanais, mantida a escala 5x2 (em 14 meses). Antes da votação em plenário, o texto foi aprovado na comissão especial que analisou a matéria. Pela manhã, Motta realizou uma sessão protocolar de oito minutos para que fosse liberada a votação do texto na comissão especial. Dos 38 membros da comissão, 34 votaram a favor e 4, contra. Na sequência, a PEC foi incluída na Ordem do Dia da Câmara, ou seja, na pauta de votações no plenário. A aprovação da PEC foi comemorada pelos parlamentares da base governista e criticada pela oposição. “Vamos fazer história mostrando em que lado nós estamos. Nós estamos do lado do povo mais sofrido, das pessoas que mais precisam”, comemorou o líder do governo na Câmara, Paulo Pimenta (PT-RS). A deputada Dandara (PT-MG), que trabalhou como caixa de loja de departamento em escala 6x1, recordou a rotina desgastante e afirmou que a redução vai dar tempo para os trabalhadores poderem viver. “Eu conheço o barulho do busão [sic] lotado às 5h, o café corrido, o uniforme vestido ainda no escuro. Eu conheço o pé inchado de tanto ficar em pé: oito, 10, 12 horas. Eu conheço porque eu vivi. Eu sei que a escala 6x1 não cabe no calendário. Não cabe, porque não é sobre tempo, somente, é sobre a vida”, disse. A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) lembrou que a iniciativa é uma pauta de várias centrais sindicais. “Essa é uma luta que começou há muito tempo. Mas, no Brasil, essa batalha não evoluiu, a cultura escravocrata, a visão colonialista, a visão racista, prevaleceu, mas nós vamos derrubar a escala seis por um. Hoje, aqui, vamos fazer história”, afirmou. Durante a sessão, deputados da oposição se posicionaram contra a redução da jornada de trabalho. O deputado Kim Kataguiri (Missão-SP) afirmou que a proposta não vai melhorar a vida do trabalhador. "Eu não vou mentir para o trabalhador dizendo para ele que com a aprovação dessa PEC vai acabar a escala 6x1”, disse. O deputado Sérgio Turra (PP-RS) chamou a proposta do governo de eleitoreira. “Estamos tratando do futuro de um país e da dignidade dos trabalhadores", afirmou. Entenda mais pontos da PEC pelo fim da escala 6x1: .- Jornada de trabalho não deverá ser superior a oito horas diárias e 40 horas semanais, podendo haver compensação e redução de jornada mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho. - Lei ordinária irá tratar da jornada e descanso de regimes diferenciados, como trabalhadores com seis horas diárias de trabalho. - Nova regra não se aplica: a quem tem jornada igual ou inferior a 40 horas semanais, a empregados com nível superior e com remuneração mensal igual ou superior a R$ 8.475,55 (equivalente a duas vezes e meia o limite máximo dos benefícios do INSS) - Lei complementar poderá adotar medidas de transição para os microempreendedores individuais, as microempresas e as empresas de pequeno porte. Fonte: Agência Brasil

  • Corinthians decepciona no fim da fase de grupos da Libertadores e gera dúvidas

    Após iniciar a fase de grupos da Libertadores com três vitórias consecutivas, sem sofrer gols, o Corinthians encerrou a etapa em queda de rendimento, com dois empates e uma derrota. Já classificado às oitavas como líder do Grupo E, o Timão teve atuação ruim na derrota por 2 a 0 para o Platense, em casa, resultado que aumentou os questionamentos sobre o momento da equipe. O técnico Fernando Diniz foi cobrado por temas como a queda de rendimento de Yuri Alberto, falhas individuais, atuações abaixo do esperado e dificuldades do time na criação de jogadas e finalizações. Veja também: Depois de vencer os três primeiros adversários por 2 a 0, o Corinthians empatou com Santa Fe e Peñarol antes da derrota para o Platense. O cenário evidencia a necessidade de ajustes por parte de Diniz, tanto na recuperação do desempenho coletivo quanto na redução das oscilações da equipe, fator considerado essencial para a sequência do Brasileirão e da Libertadores, onde falhas podem ser decisivas no mata-mata. Por: JNESPORTE

  • INSS: PF e CGU investigam descontos não autorizados de pensionistas

    Nova fase da Operação Sem Desconto cumpre mandados em 4 estados A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagram nesta quarta-feira (27) uma nova fase da Operação Sem Desconto nos estados de Pernambuco, de São Paulo e da Paraíba, além do Distrito Federal. A operação investiga o esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e em pensões. Em nota, a corporação informou que estão sendo cumpridos 31 mandados de busca e apreensão e oito medidas cautelares de monitoramento eletrônico, além de outras medidas constritivas expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). “Nesta fase, a ação tem como finalidade aprofundar as investigações que visam esclarecer a prática de diversos crimes contra a administração pública, tais como constituição de organização criminosa, estelionato previdenciário e atos de ocultação e de dilapidação patrimonial”, destacou a PF. veja também: Em março, a PF e a CGU já haviam deflagrado a Operação Indébito, um desdobramento da Operação Sem Desconto. À época, policiais federais e auditores cumpriram 19 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão, além de outras medidas cautelares, no Ceará e no Distrito Federal. Entenda Em abril de 2025, a PF e a CGU deflagraram a Operação Sem Desconto. As investigações identificaram a existência de irregularidades relacionadas a descontos de mensalidades associativas aplicados sobre benefícios previdenciários, principalmente aposentadorias e pensões, concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A estimativa é de que entidades investigadas tenham descontado de aposentados e pensionistas cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024. À época, pelo menos seis servidores públicos foram afastados de suas funções. Cerca de 700 policiais federais e 80 servidores da CGU cumpriram mais de 200 mandados judiciais de busca e apreensão, ordens de sequestro de bens no valor de mais de R$ 1 bilhão e seis mandados de prisão temporária em diversos estados e no DF. Fonte: Agência Brasil

bottom of page