2ª Conferência Municipal das Cidades de Itabela começa com o tema: Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano
- REDAÇÃO

- 16 de jul.
- 1 min de leitura
Sediada na Câmara Municipal do município, o público presente, bem como as representatividades da comunidade, vão poder apreciar e debater as propostas e eixos

A Conferência das Cidades é um evento público de caráter participativo, articulado entre poder público local e sociedade civil, como movimentos sociais, conselhos comunitários, profissionais da área de urbanismo, meio ambiente, habitação, entre outros. Tem como foco central o planejamento urbano, a gestão democrática da cidade e a elaboração colaborativa de propostas que definem os rumos do desenvolvimento municipal.
Foi instituída nacionalmente pela Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) a partir de 2001, e ocorre em três níveis:
1. Municipal (como a de Itabela) – elaboração de propostas locais.
2. Estadual – consolidação das demandas regionais.
3. Nacional – construção de diretrizes para políticas urbanas no Brasil.

Sediada na Câmara Municipal do município, o público presente, bem como as representatividades da comunidade, vão poder apreciar e debater as propostas e eixos:
1. Que aborda o tema de Transversalidade nas Políticas de Desenvolvimento, com o palestrante Epaminondas Lima de Souza Barbosa de Castro
2. Plano Diretor e Mobilidade Urbana, com o palestrante Marcos Eduardo Cordeiro Bernardes.
3. Desenvolvimento Sustentável numa perspectiva interseccional.
A conferência, que segue em curso, tem previsão de término para as 17 h com o anúncio dos delegados/as eleitos/as e encerramento final.

O evento conta com a presença do vice-prefeito, José Sossai, que representa o prefeito Ricardo Flauzino que por motivos de saúde não pode comparecer, secretariados, a presidente da casa legislativa, Simone Sossai e demais vereadores, sindicatos e instituições representativas da sociedade civil.
Por Alirio Junior/JNHOJE













