top of page
suzano_cover.jpg

De Itabela para a Europa: Com apoio da FIEB e Sebrae-Ba, cosmético baiano conquista registro para ganhar mercado no velho continente

O dono da Alluny Cosméticos, que existe há quase 15 anos, ressalta que, para este processo dar certo, depois de praticamente um ano em curso, a parceria do CIN FIEB e do Sebrae-Ba foi fundamental

ree

O empresário Erivelto Carletti, da Alluny, está comemorando uma conquista: um dos seus produtos agora conta com um documento essencial para quem deseja exportar cosméticos para a União Europeia e Reino Unido. O registro é resultado do projeto Origem Bahia, iniciativa conjunta do Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEB e do Sebrae-BA.


“Minha expectativa é a melhor possível. Participamos de uma rodada de negócios com compradores de Portugal e acredito que, em breve, nosso produto para redução de volume capilar vai ganhar novos consumidores”, celebra Carletti, dono da empresa de cosméticos de Itabela, localizada no Extremo Sul da Bahia.


O dono da Alluny Cosméticos, que existe há quase 15 anos, ressalta que, para este processo dar certo, depois de praticamente um ano em curso, a parceria do CIN FIEB e do Sebrae-Ba foi fundamental. “Esta mentoria para as empresas é online e envolve análise de perfil e de produto, um caminho importante para as empresas conscientes do potencial dos seus produtos diante das oportunidades nos mercados internacionais”.


A gerente do CIN FIEB, Patrícia Orrico, diz que “o apoio técnico de profissionais especializados durante todas as etapas do processo para a obtenção de certificado de registro cumprindo todas as etapas e exigências de documentação, análise, adequação de produtos, envio de amostras para testes e outros, possibilitou às empresas aproveitarem as oportunidades de negócios das atividades promocionais, tais como feiras, missões e rodadas de negócios internacionais”.


“Certamente, não é um processo simples, mas este exemplo da Alluny mostra que a internacionalização é possível, mesmo para as micro, pequenas e médias empresas, principalmente para as que têm um parceiro correndo ao lado”, pontua o coordenador de mercado e internacionalização do Sebrae-Ba, Leonardo Teles.


O Projeto Origem Bahia é uma iniciativa conjunta da FIEB e do Sebrae-BA focada em apoiar pequenas e médias empresas (PMEs) na Bahia, com foco na internacionalização de seus produtos. Iniciado em 2021, o projeto oferece capacitação e mentoria para empresas que desejam ingressar ou já atuam em mercados internacionais. Já atendeu mais de 200 pequenas e médias empresas baianas, promovendo adequação do portfólio de produtos, prospecção e análise de oportunidades comerciais junto aos mercados alvos identificados.


Em 2025, as ações terão foco estruturante, buscando apoiar as empresas na construção do seu planejamento para internacionalização, através de capacitações sobre comércio exterior, apoio no registro de produtos em mercados eleitos, de acordo com os interesses das empresas, e mentoria comercial para identificação e prospecção de oportunidades para geração de negócios.


Podem se inscrever empresas dos segmentos de Alimentos e Bebidas, Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, Saneantes, Moda (inclusive acessórios, calçados e artigos de couro), Construção Civil, Casa e Decoração, Mármores e Granitos, Tintas e outros.


As inscrições para empresas que desejem participar serão contínuas e já estão abertas através do link : https://forms.office.com/r/zTkqjJPm38


Fonte: Comunicação FIEB

vip's chip 300x250.jpg
BARROS MINERADORA SITE2.jpg
fiat-pulse.jpg
bottom of page