Tensão na BR-101: Protesto indígena termina com caminhão destruído e posteriormente queimado no sul da Bahia
- REDAÇÃO

- 8 de jul.
- 2 min de leitura
De acordo com informações preliminares e vídeos que circulam nas redes sociais, uma caminhoneira que viajava sozinha foi impedida de seguir viagem no bloqueio

Um protesto realizado por indígenas na BR-101, entre os municípios de Itabela e Itamaraju, no extremo sul da Bahia, terminou em tensão nesta segunda-feira (7), após um caminhão ser retido pelos manifestantes durante o bloqueio da rodovia. A manifestação foi motivada pela prisão do Cacique Adriano Suruí, detido recentemente em uma operação policial que teria apreendido um arsenal de armas de fogo.

De acordo com informações preliminares e vídeos que circulam nas redes sociais, uma caminhoneira que viajava sozinha foi impedida de seguir viagem no bloqueio e teria passado por momentos de intensa tensão. Segundo relatos de testemunhas, ela foi submetida a tortura psicológica antes de ter o caminhão destruído.

No entanto, lideranças indígenas contestam essa versão. De acordo com os manifestantes, a condutora teria acelerado o veículo em direção ao grupo, o que foi interpretado como uma tentativa de atropelamento. A reação, segundo eles, foi motivada por essa suposta ameaça.
A Polícia Militar foi acionada e conseguiu resgatar a caminhoneira em segurança. No entanto, o caminhão destruído por depredação, permaneceu sob domínio dos manifestantes, que posteriormente surgiu totalmente queimado.
O bloqueio causou um longo congestionamento nos dois sentidos da BR-101, uma das principais rodovias do estado, prejudicando o tráfego e gerando tensão entre motoristas e manifestantes.
As autoridades informaram que o caso será investigado. A Polícia Federal e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) devem ser acionadas para acompanhar os desdobramentos e buscar uma solução pacífica para o conflito.
Ate o fechamento desta matéria, ainda não se sabe sobre a suposta autoria dos indígenas na queima do caminhão.













