Vigilância Sanitária de Itabela apreende quase 1.200 produtos vencidos em operação “Mais Saúde”
- REDAÇÃO
- há 38 minutos
- 1 min de leitura
A ação teve como objetivo reforçar a fiscalização em mercados e mercearias do município e garantir a segurança alimentar da população.

O Departamento de Vigilância Sanitária de Itabela realizou, nas últimas duas semanas, a operação “Mais Saúde”, com o objetivo de intensificar a fiscalização em estabelecimentos comerciais do município, como mercados e mercearias. Durante as inspeções, os agentes apreenderam cerca de 1.198 produtos que estavam vencidos ou sem registro no órgão competente.

De acordo com a Vigilância Sanitária (VISA), as apreensões são fundamentais para proteger a saúde pública e a segurança dos consumidores, prevenindo doenças e outros problemas de saúde que podem ser causados pelo consumo de alimentos e produtos impróprios.

O consumo de produtos com o prazo de validade expirado pode causar intoxicações alimentares, infecções, dores estomacais, diarreia, vômitos e, em casos mais graves, doenças como o botulismo — uma intoxicação rara, mas potencialmente fatal.
A VISA reforçou ainda que a venda ou exposição de produtos vencidos é considerada crime contra as relações de consumo, conforme previsto na legislação brasileira.

Os produtos recolhidos foram devidamente destruídos com o auxílio de um carro compactador da empresa responsável pela coleta de resíduos do município, garantindo o descarte correto e seguro dos materiais irregulares.
A operação “Mais Saúde” continuará sendo realizada periodicamente, com o intuito de garantir a qualidade dos produtos oferecidos à população e assegurar que os comerciantes locais estejam em conformidade com as normas sanitárias.
Por: Alirio Junior/JNHOJE










